Piraquara vai inaugurar Abrigo Institucional de referência para crianças e adolescentes

Redação

A Prefeitura de Piraquara vai inaugurar, na próxima quarta (30), o Abrigo Institucional Elvira Lorusso do Nascimento. O objetivo é garantir o acolhimento integral de crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do convívio familiar.

O abrigo foi construído em imóvel próprio do município, seguindo as orientações técnicas do Serviço de Acolhimento Institucional.

Todos os espaços foram personalizados e o local dispõe de ampla estrutura e conforto para os acolhidos.

A construção foi feita especificamente para esta finalidade: acolhimento de crianças e adolescentes, com o aspecto de uma residência. O Abrigo dispõe de berçário, nove quartos, banheiros adaptados, lactário, refeitório, cozinha industrial, lavanderia, parquinho, sala de TV, elevador, sala de estudos, sala multiuso, sala de descanso para educadores e sala de acolhimento familiar.

O novo abrigo respeita todas as normas de acessibilidade, possibilitando o atendimento integrado a usuários com deficiência.

Serviço de Acolhimento Institucional

O acolhimento institucional de crianças e adolescentes é uma medida de proteção especial de alta complexidade, de caráter provisório e excepcional, utilizável como forma de transição para posterior colocação de crianças e adolescentes em famílias extensa, substitutas ou reinserção familiar. Em Piraquara, o serviço é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social com quadro de servidores próprio, composto por coordenadora, assistente social, psicólogo, educadores sociais, cuidadores e motorista.

Histórico

O Serviço de Acolhimento Institucional “Abrigo Elvira Lorusso do Nascimento” é uma instituição pública criada e mantida pela Secretaria de Assistência Social. As atividades tiveram início em 1998 como Casa de Passagem a partir de uma ação civil pública movida pelo Conselho Tutelar permanecendo municipalizada até 2005, quando então foi terceirizada, ficando sob a gerência da Casa de Recuperação Esperança- CRE. Em julho do ano de 2010 novamente passou a ser gerido pela Prefeitura de Piraquara. Em cumprimento as Orientações Técnicas do Serviço de Acolhimento Institucional o espaço preconiza a garantia de Acesso ao Respeito à Diversidade e Não-Discriminação; Oferta de Atendimento Personalizado e Individualizado; Garantia de Liberdade de Crença e Religião; Respeito à Autonomia da Criança e do Adolescente; Não Desmembramento de Grupos de Irmãos. Desde 2010 o serviço de acolhimento foi desenvolvido em espaços locados ou cedidos

O Serviço de Acolhimento Institucional atende crianças e adolescente em situação de risco. A presente instituição possui capacidade estrutural para acolher até 40 crianças e adolescentes que estejam em situação de risco social, como:

I – abandono familiar e situação de rua;

II – perda dos genitores ou responsáveis;

III – vítimas de negligência, maus-tratos, exploração e/ou abuso sexual, crueldade e opressão.  Situações estas que devem ser preferencialmente analisadas pela equipe técnica do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, com encaminhamento do Conselho Tutelar, ou ainda através de determinação judicial.

 

(Com informações da Prefeitura de Piraquara)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.