Fazer Missões é parte da Cultura do Reino de Deus

Rodini Netto, Ap. – Missões em Peterborough, UK, Feveiro de 2017.

Como não pensar em Missões? O fazer Missões é parte essencial do IDE contido em Marcos 16:15, uma ordem expressa do Senhor Jesus Cristo que disse: “Ide por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura…”

O “Fazer Missões” não é um chamado especial para este ou aquele… é um chamado integral para todos os que dizem servir a Jesus Cristo. O “Fazer Missões” não é, também, necessariamente ir para outro país, mas levar para todos os que nos rodeiam a possibilidade de conhecer a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

A Palavra de Deus precisa ser semeada… e isso deve ser feito em casa, na vizinhança, nas cidades e estados próximos… assim como pode e deve ser feito em outras nações.

Missões em outros lugares precisam ter suporte financeiro

Só que missões precisam de suporte material e financeiro. Os missionários que vão para o campo precisam de suporte, precisam de apoio, precisam de orações e precisam de dinheiro.

São irmãos e irmãs que deixam seus lares pelo objetivo de ganhar almas para Cristo, e que precisam ter sustento financeiro. As pessoas normalmente não entendem que para alguém deixar seu país em busca de cumprir o chamado missionário precisa abdicar de tudo e de todos. É dar-se por inteiro para um projeto muito maior, que é o de ganhar vidas para o Reino de Deus.

Os missionários que estão em campo, muitas vezes, ficam sem suporte porque as igrejas que os enviam param de enviar a totalidade do que precisam para fazer missões, assim como as pessoas que se comprometem com o missionário acabam deixando de contribuir financeiramente para com quem se comprometeu.

Isso prejudica não só o trabalho missionário, mas a saúde emocional e física do missionário e sua família.

Quando alguém se compromete com o trabalho missionário e vai cumprir o IDE, espera em Deus que as igrejas que os enviam cumpram com o que prometeram, que as pessoas que assumiram o compromisso de enviar uma oferta no valor “XYZ” honrem com suas palavras, o que, hoje em dia parece ser quase um milagre.

Os compromissos acabam não sendo cumpridos, os apoios acabam não acontecendo, muitas pessoas deixam de cumprir com a sua própria palavra dada… muitas igrejas deixam de cumprir com a responsabilidade com que se comprometeram.

Por conta disso, missionários acabam dividindo seu tempo em trabalhar normalmente 8 horas por dia, e dedicar 2 ou 3 horas por dia para missões. Os missionários passam a ter dificuldade para cumprir com as metas que estabeleceram e que assumiram que iriam cumprir, porque não tem o suporte para executar o projeto para o qual foram enviados por instituições que, muitas vezes, utilizam as ofertas levantadas para missões em projetos diferentes do projeto original, deixando o missionário com toda a responsabilidade financeira em suas próprias mãos.

O problema é que as instituições continuam cobrando os resultados projetados… cobram o resultado de 8 horas de trabalho de alguém que só consegue cumprir 2 ou 3 horas porque tem que deixar de desenvolver o projeto missionário a tempo integral para trabalhar com suas próprias mãos. Mas as instituições cobram, cobram, cobram e cobram…

Vão prestar contas

A grande verdade é que todos os que desviam ou mudam a destinação das ofertas levantadas para missões e as utilizam em outras frentes, vão prestar contas a Deus a respeito daquilo que fizeram. Estas ofertas que não foram enviadas podem ter impedido uma só pessoa de aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas… assim como podem ter impedido milhares de pessoas de serem levadas a Cristo.

Cultura do Reino

A Cultura do Reino é, também, fazer Missões… é orar por Missões e apoiar missionários com os materiais necessários para cumprir com o chamado missionário. Mas também é levantar recursos financeiros que sejam enviados na totalidade para cumprir o objetivo designado, que neste caso é dar, ao menos, condições dignas para que o missionário e sua família estejam no campo cumprindo o IDE determinado pelo Senhor Jesus Cristo.

Quem não cumpre o que diz, quem desvia recursos das ofertas missionárias para outras frentes, não está propagando a Cultura do Reino e vai prestar contas de cada centavo que foi levantado para missões e foi utilizado em outra atividade.

Rodini Netto, Ap. – www.rodini.org

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.