Piraquara sediará o Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana nesta semana
A modernização dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba será tema de encontro entre prefeitos, gestores públicos e vereadores nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Piraquara. O município sediará o IV Fórum de Cidades Digitais da RMC, promovido por meio de uma parceria entre Rede Cidade Digital (RCD) e Prefeitura de Piraquara.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades e podem ser feitas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/piraquara. O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o evento traz informações e soluções às Prefeituras interessadas em conhecer formas de inovar na administração municipal, promovendo a troca de experiências e compartilhamento de modelos em andamento nas cidades. “Vamos conferir como os municípios da RMC têm aplicado a tecnologia para atender melhor o cidadão e no desenvolvimento socioeconômico. É uma oportunidade para troca de conhecimento e ainda ter acesso a fornecedores de tecnologia que podem contribuir com esse processo de inovação nas cidades”, frisa Marinho.
O município anfitrião é exemplo em termos de investimentos no conceito de cidade digital e inteligente. O secretário de Planejamento e Coordenação Geral de Piraquara, Girlei Eduardo de Lima, cita diversos projetos em andamento como a cobertura em fibra óptica para interligação dos prédios públicos, inovações na iluminação pública, implantação do sistema informatizado de gestão da saúde, geoprocessamento, estudo para viabilização da primeira Parceria Público-Privada – PPP do município e simplificação do atendimento da população através da plataforma 1DOC.
“A modernização da gestão pública foi uma das prioridades da atual gestão de Piraquara. Por meio do investimento em diferentes ações nós conseguimos otimizar o trâmite organizacional interno, além de simplificar e desburocratizar o atendimento da população. São soluções que refletem na efetividade do serviço público”, destacou o Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Girlei Eduardo de Lima.
O Fórum tem o apoio da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) e da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest).
Serviço
IV Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba
20 de Fevereiro, em Piraquara
Local: Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza (Rua Vitório Scarante, nº 461, Centro)
Credenciamento: 8h
Abertura: 8h30
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades
http://forum.redecidadedigital.com.br/piraquara
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
| 8h | Credenciamento |
| 8h30 | Abertura |
| 9h | Cenário das Cidades Digitais da Região e a importância no investimento em tecnologia |
| – | José Marinho, Diretor da Rede Cidade Digital |
| 9h15 | Políticas Públicas Estaduais para as Cidades Digitais |
| – | Paulo Renato Parrera, Coordenador de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná |
| 9h45 | Os protagonistas do Governo 4.0 |
| – | Jeferson de Castilhos, Fundador da 1Doc |
| 10h05 | Soluções e Inovações do Mercado |
| – | Mesinha Digital |
| 10h10 | O mercado de tecnologia em compasso com o desenvolvimento dos municípios |
| – | Celepar |
| 10h15 | Coffee Break e Networking |
| 10h45 | Tijucas do Sul: Exemplo de inovação e desenvolvimento da gestão pública através da tecnologia |
| – | Antônio César Matucheski, Prefeito Municipal de Tijucas do Sul |
| 11h30 | PREFEITOS INOVADORES – PARTE 1 |
| 12h | Intervalo para Almoço (não incluso) |
| 13h30 | Credenciamento |
| 14h | Programa Fala Curitiba |
| – | Simone Cristina Iubel, Coordenadora do Programa Fala Curitiba |
| 14h30 | Soluções para Gestão Pública: Atendimento ao Cidadão e Gestão de Processos Judiciais Eletrônicos |
| – | Flavio dos Santos, Gestor de Produto da ICI – Instituto das Cidades Inteligentes |
| 14h45 | Soluções e Inovações do Mercado |
| – | SISLAM Tecnologia Ambiental |
| 15h | Pinhais: Sistema de Licenciamento Ambiental |
| – | Marli Paulino, Prefeita Municipal de Pinhais |
| 15h30 | O exemplo da Cidade-Sede |
| – | Girlei Eduardo de Lima, Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Piraquara |
| 16h | PREFEITOS INOVADORES – PARTE 2 |
| 16h30 | Encerramento & Coffee Break Networking |

