Perfil falso do Mercado Bitcoin tenta roubar criptomoedas com anúncio de curso no Facebook

Publicação patrocinada que está sendo divulgada nas redes redireciona vítima para falsa plataforma da exchange

Via Cointelegraph

O nome do Mercado Bitcoin está sendo utilizado em um golpe disseminado através de publicações patrocinadas no Facebook que prometem um “curso de gerenciamento de criptos”. No entanto, com a logo e nome da exchange brasileira, a fraude pode roubar criptomoedas dos usuários ao invés de oferecer um curso na plataforma.

Assim, ao clicar no link que deveria oferecer o curso sobre criptomoedas, o usuário é redirecionado para uma tela com o mesmo layout que a tela inicial do verdadeiro Mercado Bitcoin.

Nesse caso, a diferença entre o golpe e o verdadeiro site está em uma pequena diferença endereço utilizado pela plataforma fraudulenta na internet. Embora ela se apresenta como “Mercado Bitcoin”, o endereço do site malicioso é “Mercado Bltcoinn”, e pode confundir investidores da exchange.

Golpe com o Mercado Bitcoin

Empresas que atuam no mercado de criptomoedas estão suscetíveis a golpes que usam nomes falsos para atrair investidores. Esse é o caso do Mercado Bitcoin, que está sendo usado em mais uma fraude envolvendo o roubo de criptomoedas.

De acordo com a publicação patrocinada do golpe no Facebook, os investidores que clicarem no link malicioso podem se inscrever para um curso sobre criptomoedas, que supostamente seria oferecido pela exchange brasileira.

No entanto, não existe a oferta de tal curso pelo verdadeiro Mercado Bitcoin, sendo assim o esquema uma verdadeira fraude que pode roubar criptomoedas de clientes da plataforma.

Com pouca diferença para o endereço real do Mercado Bitcoin, o golpe com criptomoedas pede as credenciais de acesso do usuário logo após a abertura da página anunciada pelo Facebook.

Nesta página, o usuário deveria digitar o CPF e a senha do Mercado Bitcoin para ter acesso ao curso. Contudo, com as informações digitadas na plataforma falsa os criminosos podem acessar a conta verdadeira do investidor, e assim roubar qualquer saldo em criptomoedas que ali estiver.

Página no Facebook

Não é incomum encontrar anúncios patrocinados no Facebook que promovem golpes que podem roubar criptomoedas. Assim como noticiou anteriormente o Cointelegraph, além do Mercado Bitcoin o famoso Whindersson Nunes teve a imagem atribuída a um golpe com criptomoedas recentemente.

Desse modo, ambos os golpes utilizaram a mesma estratégia ao criar campanhas patrocinadas no Facebook para disseminar a fraude entre os usuários da rede social.

No caso do Mercado Bitcoin, o esquema criou até uma página falsa no Facebook para tentar enganar investidores. De acordo com a rede social, a página do golpe foi criada nesta última segunda-feira (15).

Utilizando a logo e imagens relacionadas a exchange Mercado Bitcoin, a página falsa foi criada exclusivamente para espalhar o golpe que pode roubar criptomoedas dos usuários através de anúncios pagos no Facebook.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.