Secretaria de Meio Ambiente prepara série de conteúdos alusivos ao Dia da Floresta e da Água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do Departamento de Educação Ambiental preparou uma série de conteúdos, com textos de interesse ambiental, que serão publicados pela Prefeitura de Piraquara, na próxima semana. A ação é alusiva ao Dia Mundial das Florestas, comemorado no dia 21 de março e ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

O objetivo da ação é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades. Este formato foi escolhido devido impossibilidade de realização de atividades presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus.

Histórico

As florestas são uma das maiores riquezas naturais do Planeta. São fontes de biodiversidade e estão diretamente relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima, com a proteção do solo e com a produção e armazenamento da água da chuva.

Por sua vez, a água é um elemento natural e fundamental à manutenção dos ecossistemas e a existência da vida. Sua presença ou ausência escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, extingue e dá vida às espécies, determina o futuro de gerações.

No entanto, o crescimento desordenado das cidades, o uso indiscriminado de água, sua exploração agressiva e descontrolada, gerou uma crise socioambiental, embasada nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, retratados no aumento da pobreza, na falta de saneamento básico, na poluição hídrica, na derrubada de matas, na expansão agropecuária, na urbanização e industrialização, na ocupação de áreas de mananciais para abastecimento público, comprometendo a quantidade e a qualidade de água.

De acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capitulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21, a ECO 92, foi declarado pela ONU o dia 22 de março como sendo o “Dia Mundial das Águas”, resolução A/ RES/ 47/ 193, de 22 de fevereiro de 1993. E posteriormente, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água, Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003.

Em alusão ao Dia Internacional da Floresta, Dia Mundial da Água e frente ao potencial hídrico do município, o qual apresenta 93% do seu território caracterizado como área de manancial importante abastecimento público, portanto, de grande fragilidade ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não poderia deixar de proporcionar a população reflexões sobre temas que nos fomente a mudar nossos hábitos. Visto que estamos em meio a uma pandemia e precisamos manter o distanciamento social para evitar a disseminação da COVID-19, o Departamento de Educação Ambiental tratará durante a semana sobre temas do nosso dia a dia, mas que podem causar severos impactos no nosso município.

Confira a lista do conteúdo programado:

Segunda-feira, 22 de março

Água;

Terça-feira, 23 de março

Relação entre árvores e água;

Quarta feira, 24 de março

Problemas com o descarte do óleo de cozinha usado;

Quinta feira, 25 de março

Mudanças climáticas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.