Pinhais sedia evento para homenagear escolas e colégios estaduais com maiores IDEB

No evento foram premiados os que obtiveram maior IDEB e maiores avanços no índice, dos 14 municípios da Área Metropolitana Norte. Também foram empossados os novos diretores das unidades de ensino

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, promoveu em Pinhais, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), evento para homenagear as unidades da rede estadual de ensino com maior e maiores avanços no IDEB de 2019. Neste mesmo ato, realizado na última sexta-feira (6), foi realizada também a posse dos novos diretores.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder; o diretor de Educação da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte, Roni Miranda; o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Giovani Andrade de Marchiori; a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; a secretária municipal de educação de Pinhais, Andrea Franceschini; e diretores das escolas e colégios estaduais dos municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul, Quatro Barras e Tunas do Paraná.

Dividido em dois momentos, o evento inicialmente homenageou as escolas com maior IDEB no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio em 2019 e aqueles que tiveram o maior avanço comparando os resultados de 2019 e 2017. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem o objetivo de medir a qualidade do aprendizado do ensino básico no Brasil, sendo um dos principais indicadores da área educacional. Na sequência, foi entregue o certificado de posse aos novos diretores das unidades de ensino.

O secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder, destacou o bom desempenho do Paraná no IDEB, que no ensino médio subiu de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no ensino fundamental II, subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional. “O Ideb não é uma meta, o Ideb é uma consequência do trabalho realizado por todos os profissionais da rede. Fico muito orgulhoso e feliz pelo resultado, que é de vocês diretores, professores e dos alunos”, disse. O secretário também parabenizou o esforço da rede estadual de ensino para manter o ensino durante a pandemia, seja de forma remota ou presencial.

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, parabenizou as escolas premiadas no evento e destacou o trabalho dos novos diretores nas unidades de ensino. “Estar à frente de uma escola é uma tarefa árdua, difícil, porém, extremamente gratificante. Porque o diretor constrói com a comunidade uma relação de transformação da realidade. Pela minha experiência na área, posso dizer aos diretores e diretoras que vocês são profissionais que merecem o nosso respeito, admiração, e principalmente, precisamos dar todo o apoio pelo papel que desempenham. Sei que vocês têm feito a diferença neste momento de pandemia para cuidar muito bem dos nossos alunos. Meus parabéns por esse trabalho que é tão importante”, disse a vice-prefeita.

Entre as unidades premiadas, tivemos o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, localizado na Estrada da Graciosa, em Pinhais, na categoria maior IDEB do Ensino Médio da Área Metropolitana Norte.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.