Pinhais: Secretaria de Segurança e Trânsito realiza encontro para alinhar diretrizes do curso de formação dos agentes de trânsito municipal
Na manhã de quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) promoveu reunião de sensibilização para o primeiro grupo da Guarda Municipal de Pinhais que participará do curso de formação de agentes de trânsito, realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito.
O encontro teve o objetivo de alinhar diretrizes para a capacitação e formação dos agentes de trânsito municipal. O curso iniciará no próximo mês, no dia 20 de setembro, e terá carga horária de 200 horas.
Participaram da reunião, os integrantes do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba: a inspetora e diretora Cleusa Pereira, o guarda municipal Rubin, ambos responsáveis pelo Centro de Ensino, e os instrutores da GM Kott e Hampt, o secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Pinhais, Ricardo Pinheiro; os diretores da Seset, Anderson Mendes (Segurança Pública Patrimonial), Andrea Motelevicz (Divisão de Administração), o supervisor da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach; servidores da secretaria e guardas municipais.
Dentre os assuntos apresentados, foi enfatizada a prestação do bom serviço à população e a importância da orientação no trânsito, que é um processo que exige mudança de comportamento e de cultura.
A inspetora e diretora do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba, Cleusa Pereira, falou que essa capacitação acontece atualmente em Curitiba, Araucária e Campo Largo. Ela frisou que o encontro teve a proposta de trazer informações de como ocorrerá o curso de formação na parte teórica e prática e avaliou positivamente a medida adotada por Pinhais. “O município vai aproveitar que já tem constituída a Guarda Municipal e capacitará os guardas para atuar em uma nova frente. Essa é uma medida extremamente benéfica para a cidade. Isso é aproveitar o potencial dos guardas para atuar não apenas na segurança ou no cuidado com o patrimônio público, mas agora, a do trânsito. Esse curso será um passo inicial, pois a área do trânsito exige bastante e a legislação se moderniza constantemente, por isso, a atualização destes profissionais será corriqueira”, explicou Cleusa.
O secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Pinhais, Ricardo Pinheiro, ressaltou a parceria que existe entre as Guardas Municipais de Curitiba e Pinhais nessa formação e a importância de atender essa demanda da cidade. “Agradeço essa parceria que existe entre as Guardas Municipais que agora vem para contribuir nessa linha de formação para agregar aos trabalhos dos guardas de Pinhais. Esse trabalho de sensibilização é importante, a equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito está empenhada nesta questão e queremos o mais rápido possível colocar este projeto em prática, pois o trânsito é uma realidade do nosso município e vamos atender essa demanda que existe e em prol da população”, disse o secretário.

