VII Fórum sobre Educação Especial acontece até a próxima sexta-feira (24)

Neste ano o evento é online e tem como tema “A atuação da Educação Especial em Tempos de Pandemia”

Nesta semana, a Secretaria de Educação de Pinhais (Semed), por meio da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Fórum de Gestores da Educação Especial da Área Metropolitana de Curitiba (Forgee), realiza o VII Fórum Intermunicipal de Discussão: a Educação Especial em Foco, que neste ano tem o tema “A atuação da Educação Especial em Tempos de Pandemia”.

O evento acontece até a próxima sexta-feira (24), de forma online, e a abertura aconteceu na última segunda-feira (20) com a participação da prefeita de Pinhais, Marli Paulino, que deu as boas vindas, agradeceu o importante trabalho realizado pelos participantes para a promoção da educação especial, e lembrou da evolução que este tema teve em Pinhais nos últimos anos. “Evoluímos bastante, mas temos muito ainda a conquistar. Tenho certeza que essas discussões farão com que cada município cresça e desenvolva ainda mais este trabalho. Desejo um excelente Fórum para todos e lembro que Pinhais sempre está à disposição”.

Na oportunidade, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, também destacou a importância deste tema. “Fazemos o máximo possível no ensino de nossa cidade, e a Educação Especial tem um olhar ainda mais carinhoso em nível de dar acesso e de tornar essa permanência com a construção de conhecimento”. A secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini, lembrou que participou de todos os eventos anteriores, e destacou a extrema relevância deste debate: “A pandemia trouxe inúmeros desafios e deixaram um legado dos eventos online que fica gravado, isto possibilita que mais pessoas, e em momentos diferentes, possam assistir as palestras. Neste tempo todos tivemos que nos reinventar e, mesmo não estando no espaço escolar, os atendimentos não pararam”.

A coordenadora do Forgee e gestora da educação especial de Pinhais, Louize Mari da Rocha, disse que o Fórum é resultado de um conjunto de esforços e ações dos profissionais dos diferentes municípios, e que o evento contará com cinco palestras, uma mesa redonda e 15 relatos de experiências que envolvem a temática em tempos de pandemia. “Este período trouxe diferentes desafios para o âmbito educacional. Neste contexto de isolamento social, e de atendimento remoto dos(as) alunos(as), exigiu de todos a reorganização de encaminhamentos e o repensar diante dos objetivos pedagógicos”, ressaltou Louize.

Também presente na abertura do Fórum, a diretora de graduação de ensino profissional, a doutora Aurea Cristina Magalhães Niada, que representou a diretora geral da UTFPR – Campus Curitiba, Rossana Aparecida Finau, falou que esta temática é de suma importância, lembrando que pessoas com deficiência têm acesso à Universidade por meio de cotas, “mas o mais importante a considerar é como garantir a permanência do aprendizado. Este é um grande desafio que temos lidado. É extremamente importante a criação de uma cultura, pensando na reformulação de currículos”.

Criado em 2014 o Fórum de Gestores da Educação Especial da Área Metropolitana de Curitiba tem como objetivos: Disseminar o conhecimento e a vivência na área de educação especial para profissionais dos diferentes municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC); promover o intercâmbio entre profissionais da educação especial dos diferentes municípios; proporcionar o espaço privilegiado de discussões sobre as políticas e práticas educacionais inclusivas; contribuir para construção de um sistema educacional mais inclusivo e para a formação dos profissionais que atuam diretamente com a educação especial; e ampliar o debate em torno dos desafios atuais diante da educação inclusiva da oferta de atendimento educacional especializado de forma complementar e ou suplementar.

Na edição deste ano, em decorrência da pandemia, o evento é online, sendo transmitido pelo YouTube. A abertura do Fórum contou com a palestra magna “A atuação da Educação Especial em Tempos de pandemia”, ministrada pela professora e doutora Carla Luciane Blum Vestena, da Unicentro, da cidade de Guarapuava. O evento pode ser acompanhado neste link – https://bit.ly/3ktkyS6

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.