O tempo dourado da ferrovia paranaense

A locomotiva 407, no final dos anos 1920.| Foto: Acervo Paulo José da Costa

A matéria é da Gazeta do Povo / Coluna Cotidiano de Antigamente

O primeiro trem chegou a Curitiba em 1884, vindo de Paranaguá e, em 1894, já chegava a Ponta Grossa. No ano seguinte, Rio Negro estava ligada à capital e sucessivamente outras cidades foram se unindo à malha ferroviária. Ferrovia era desbravamento, o apito de locomotivas que levava o progresso a lugares antes inóspitos.

Naqueles tempos, você entrava num comboio e fazia uma viagem confortável de algumas horas, com direito a um bom vagão-restaurante e até a uma noite de sono nos dormitórios, chegando ao seu destino pronto para um dia de trabalho. Havia passagens na primeira classe com relativo luxo e conforto. Nas paradas em estações pelo caminho, como a de Serrinha ou do Marumby, você descia e dava uma caminhada pelas redondezas, envolto no bulício dos habitantes do local, ansiosos por vender bugigangas e comidinhas típicas.

Havia linhas de trens ligando Curitiba a São Paulo, Rio Grande do Sul, litoral catarinense, Ponta Grossa, Guarapuava… Em 1935 só a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina tinha mais de 2 mil km de ferrovias levando passageiros e cargas por toda parte.

A estação de Pinhais nos anos 1940.| Acervo Paulo José da Costa

A estação de Piraquara.| Acervo Paulo José da Costa

A velha estação do Pico Marumby no final dos anos 1920.| Acervo Paulo José da Costa
Infelizmente, políticas equivocadas levaram à troca do transporte ferroviário por rodovias, principalmente a partir do final dos anos 1950, no governo Juscelino, situação que os governos militares não quiseram reverter, privilegiando sempre o transporte de cargas e passageiros por caminhões e ônibus.

As ferrovias foram sucateadas e o que hoje vemos é um desastre econômico e ambiental. Foge ao escopo de nossa matéria, mas é necessário dizer que o país lucraria muito com a adoção de políticas de transporte que unissem a rede hidrográfica com a ferroviária, ambas muito mais baratas e seguras do que milhões de caminhões poluindo nosso ar e matando milhares de pessoas em acidentes todos os anos.

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