Primeira Dama de Curitiba, Margarita Sansone, recebe a Comenda Honorífica da Ordem Estrela da Itália

Solenidade de entrega da comenda “Ordine della Stella d’Italia”, para a Primeira Dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone no Palácio 29 de Março, com a presença do Prefeito Rafael Greca, Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello e demais autoridades – Curitiba, 25/01/2022 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A primeira-dama Margarita Sansone recebeu, na manhã desta terça-feira (25/1), a Comenda Ordine della Stella D´Italia (Ordem Estrela da Itália), no grau Cavaliere. A cerimônia foi realizada no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março. A Ordem conferida a Margarita foi concedida por decreto do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, por sua atuação no âmbito social em prol da comunidade italiana e da população menos favorecida.

A insígnia e o certificado de inscrição foram entregues pelo embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, acompanhado pelo Cônsul-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia.

“É uma grande honra receber a Comenda da Ordem Estrela da Itália. Tenho origens italianas e espanholas da Catalunha. Mas há muito da Itália em meu coração e em todas as minhas atitudes. É uma homenagem que me emociona, estamos muito honrados”, disse a primeira-dama.
O prefeito Rafael Greca destacou a importância das raízes italianas para os curitibanos e os brasileiros. “É um momento singular em que a nossa raiz genética italiana afirma a nossa brasilidade. É nosso orgulho poder nos servir com a inspiração de um país que é uma cunha da civilização e que motiva o nosso governo a valorizar a cultura, a arte, a música e a inovação”, afirmou Greca.

A Honraria


A Comenda Ordine della Stella D’Italia é uma das mais importantes honrarias da Itália. É concedida pelo presidente da República a um seleto número de pessoas que se distinguem pelo trabalho em prol do estreitamento dos laços de amizade entre seu próprio país e a Itália.

Música


Na cerimônia foram executados A Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk, o Hino Nacional da República Italiana, L’hino Di Mameli, a Melodia Sentimental de Heitor Villa-Lobos e o Brindisi da Ópera La Traviata de Giusepe Verdi. As interpretações foram executadas pelo Tenor Vitorio Scarpi, pela soprano Ornella de Luca e pelo pianista Thiago Teixeira.

Acompanharam a cerimônia de entrega o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o Cônsul do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, o líder do governo da Câmera Municipal de Curitiba, vereador Pier Petruzziello, o presidente da Leonardo no Brasil, Francesco Moliterno, o secretário do Governo Municipal e Presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Finanças, Cristiano Hotz, as secretárias de Comunicação Social, Cinthia Amador Genguini, e de Educação, Maria Silvia Bacila, a Procuradora-Geral do Município, Vanessa Volpi, o Procurador-Geral Emérito de Curitiba, Dr. Giovani Gionédis, o secretário de Administração Pública, Alexandre Jarschel, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Ana Cristina Alessi, o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Amorim, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Marino Galvão, o Assessor Chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Feijó, e o Assessor Especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.