Volta às aulas, o que vem pela frente?

Os reflexos da pandemia na educação fez com que os professores compreendessem a importância do ensino à distância na educação. Ainda que alguns resistam é sem dúvida um caminho sem volta. Os paradigmas em torno desse método de ensino foram praticamente dissipados. “A pandemia alterou o calendário letivo das
instituições trazendo consequências pedagógicas. O momento é de fazer do estudante cada vez mais  protagonista da sua história e fazer com que os conceitos se tornem mais tangíveis. A combinação do presencial com o remoto veio para ficar e, com ela, a inovação e a simplificação dos conceitos. Os professores precisaram se aperfeiçoar, adaptando o formato de suas aulas, utilizando salas virtuais. A partir de agora, os espaços serão mais colaborativos com interação e a experimentação. Novos modelos híbridos terão que dar conta da transição para modelos remotos num futuro muito próximo. As aulas estão voltando e com elas, a esperança de um recomeço para crianças e adolescentes, estudantes universitários, professores e funcionários. Sabemos que ainda existe uma lacuna enorme entre o ensino público e o privado. A disparidade é cruel e segrega futuros talentos em nosso país, é preciso pressa em solucionar esses problemas. Estamos muito atrás em ciência e tecnologia se comparados a outros países e, a educação é o único caminho capaz de levar o nosso país ao lugar mais alto do pódio. O mundo é digital e novas profissões surgem para tornar outras obsoletas e, nesse caso, o professor passar a ser um orientador tendo que estar preparado para o uso das novas tecnologias, bem como, as práticas relacionadas. O desafio maior ainda fica por conta do ensino básico que com suas especificidades,  merece uma atenção especial. Fica a dica!

Experiência
Renato da Costa é graduado em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica, Mestre e Doutor em Administração, com estágio de Pesquisa e Docência na Universidad Jaume I no Sul da Espanha em 2017, Pós-Doutorando em Gestão Urbana e Cidades Digitais Estratégicas, Pós-Doutorando em Políticas Públicas, aborda alguns aspectos da educação pós-pandemia. Também é membro da ACCUR-Academia de Cultura de Curitiba, membro da Academia Paranaense de Poesia, professor em nível de Graduação e Pós-graduação, presencial e EAD e autor e coautor de vários livros.

Instagram doutor_renato14

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.