Rumores de Guerras: Embaixada na Ucrânia está preparada para ajudar brasileiros, diz embaixador

via CNN Brasil

À CNN Rádio, Norton Rapesta avaliou que a vida segue normal em território ucraniano e que a Embaixada trabalha para tranquilizar a população

Em meio às tensões na Ucrânia – que é alvo de conflito entre Rússia e os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) –, o embaixador do Brasil em território ucraniano, Norton Rapesta, afirmou que os brasileiros vivem uma rotina normal no país.

À CNN Rádio, ele admitiu que foi procurado por cidadãos do Brasil que moram na Ucrânia que estavam receosos com a situação: “Quando essa crise se aprofundou no final do ano passado, alguns brasileiros nos escreveram ou telefonaram para a Embaixada preocupados com os acontecimentos que viam na imprensa mundial e local.”

A Embaixada tem procurado passar, nas redes sociais, mensagens para acalmar a população. Não se vê nenhuma sensação de ameaça ou emergência. Estão com a vida normal.

Norton Rapesta, embaixador do Brasil na Ucrânia
Rapesta considera ser “quase impossível” que o conflito se torne uma guerra, mas disse que “a embaixada está preparada a atender, ajudar e proteger os brasileiros de qualquer eventual intempérie.”

A Embaixada estima que cerca de 500 brasileiros vivam na Ucrânia. Eles atuam em diversas áreas, como empresários, estudantes, além de jogadores de futebol.

Norton Rapesta também negou que as notícias sobre tensões com a Rússia afastaram investimentos estrangeiros na Ucrânia.

O embaixador brasileiro avalia que o comércio e serviços funcionam sem instabilidade no país: “Não há esse enfraquecimento, há muitos investimentos industriais, em vários setores, europeus, da França, Alemanha, Bélgica, na Ucrânia”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.