Piraquara II recebe mais de 100 mudas de araucária para ajudarem a reter água nas encostas

A conservação da natureza na região da represa ajuda a reter água nas encostas e garantir abastecimento

O entorno da barragem de Piraquara II, na região metropolitana de Curitiba, começou a receber a plantação de 117 mudas de araucárias, árvore símbolo do Paraná, neste sábado (26). A ação foi realizada por membros do Rotary Club Curitiba Corporativo Sanepar e do Guabirotuba, com a intenção de auxiliar na conservação da natureza na região.

Em agosto de 2021, entrou em vigou a lei 20.672, de autoria dos deputados Luiz Carlos Martins e Goura, que obriga o plantio de árvores nativas no entorno de empresas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O objetivo é criar condições para absorção de águas de chuvas em reservatórios secos devido à estiagem. A vegetação, assim, funciona como uma válvula, controlando a vazão e evitando inundações.

A represa é uma das quatro que abastecem os lares de milhares de moradores da Grande Curitiba e que tiveram queda de volume de água nos últimos dois anos, especialmente no ano de 2020.

A quantidade de mudas faz referência aos 117 anos do Rotary Internacional, celebrados no último 23 de fevereiro. Na ação simbólica deste fim de semana o entrono da barragem de Piraquara II recebeu 15 mudas. As 102 restantes serão plantadas pelas equipes da Sanepar nos locais apropriados, pois necessitam de toda uma metodologia para a realização.

“Estamos aqui com diversos clubes de Curitiba para efetuar essa ação ambiental, com o apoio da Companha de Saneamento do Paraná [Sanepar]. A nossa governadora Maiane Nascimento pediu o apoio para que conseguíssemos uma área e o projeto foi ganhando corpo. E cada clube [são 81] ganhou um viveiro da UFPR [Universidade Federal do Paraná]”, afirma o presidente do Clube Curitiba Rotary Sanepar e diretor da Associação dos Funcionários da Sanepar, Luciano Alves Vidal.

Ações como esta são fundamentais para ajudar a conservar a natureza na região, preservar os mananciais e evitar, por exemplo, medidas mais drásticas, como foi a implantação do sistema de rodízio na Grande Curitiba. O revezamento do uso de água pela população terminou há pouco mais de dois meses.

“A conservação dos mananciais de abastecimento, principalmente na região metropolitana dde Curitiba, é extremamente importante. Onde tem floresta, raízes, sombra, vai ter fauna e diversidade. E todo esse conjunto ajuda a reter água nas encostas, nas margens das represas, nas torneiras das pessoas”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky.

As plantas são fêmeas (que têm pinhas) e estão em dois estágios diferentes da vida. Como algumas são maduras e outras mais jovems, a produção é prevista para períodos diferentes, como explica a governadora (2021-2022) do Distrito 4370 de Rotary Internacional, Maiane Nascimento Ferreira.

“Para a planta matriz, a previsão é de que esteja produzindo em seis anos. As mudinhas da semente vão levar muito tempo ainda”, afirma ela.

A governadora comemora a ação e diz ainda que a plantação das mudas no entorno da barragem significa a perpetuação da instituição Rotary Club nestes 117 anos de fundação, por um advogado norte-americano.

“Um visionário chamado Paul Harris, lá em 1905 idealizou um grupo de pessoas para, primeiramente, fazerem companheirismo. No decorrer dos tempos, se tornou uma entidade de atendimento à humanidade”, diz.
Para ela, comemorar 117 anos é entender que a instituição está no caminho certo. “Somos ainda muito jovens. Temos todo um futuro para percorrer, auxiliando as comunidades mais carentes em torno do planeta terra.”

A matéria é da Banda B

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.