Pinhais Previdência promove curso preparatório para nova certificação profissional

A formação, a ser realizada durante três dias no Cenforpe, tem o objetivo de capacitar os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos, Diretoria e servidores do instituto

Começou nesta terça-feira (21) o Curso Preparatório Nova Certificação RPPS promovido pelo Pinhais Previdência. A atividade tem o objetivo de capacitar os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitê de Investimentos, Diretoria e servidores do instituto, para a nova certificação profissional exigida pelo Ministério do Trabalho e Previdência por meio da Portaria 1.467, publicada em 6 de junho de 2022 pela Secretaria de Previdência do Governo Federal.

O curso é ministrado pelo especialista em previdência social, professor Milton Moreira, que realiza as atividades no Cenforpe, em Pinhais, e segue até quinta-feira (23). No primeiro dia, a prefeita Rosa Maria, ao lado do presidente do Pinhais Previdência, Luiz Claudio Leonel, e do professor Milton Moreira, cumprimentou a todos os formandos presentes. “Um assunto de extrema importância porque ele trata da vida das pessoas, do futuro das pessoas, e um governo precisa cuidar disso, precisa cuidar da vida das pessoas em todas as suas dimensões, porque são essas pessoas, que tanto contribuíram e as que continuam contribuindo, que fazem efetivamente a administração acontecer e os serviços chegarem a todos”, destacou.

O presidente do Pinhais Previdência, Luiz Claudio Leonel, enalteceu a iniciativa. “Nós saímos na frente ao fornecer essa capacitação aos conselheiros, diretores e servidores, para que a gente realmente pudesse ter pessoal mais capacitado cuidando do dinheiro que é de todos nós”, avaliou.

Ao longo dos três dias de curso, serão abordados os temas Seguridade Social – Regimes Próprios de Previdência Social, Plano de Benefícios e Custeio – Gestão Atuarial; Gestão de Investimentos de Recursos Previdenciários; Responsabilidade Fiscal de Previdenciária – Compensação Previdenciária, Responsabilidade Disciplinar, Civil e Criminal – Critérios do CRP; Gestão Contábil – Controle Interno e Externo – Regulação e Fiscalização: Certificação Institucional – Pró-Gestão – Compliance e Ética – Administração Pública – Inelegibilidade.

A Portaria 1.467/2022 emitida pelo MPT disciplina os parâmetros e as diretrizes gerais para organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em cumprimento à Lei nº 9.717, de 1998, aos artigos 1º e 2º da Lei nº 10.887, de 2004 e à Emenda Constitucional nº 103, de 2019.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.