Guarapuava: Prefeitura realiza mutirão de atualização e cadastramento das famílias do Assentamento do Guará

Neste sábado (09), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e a Associação dos Produtores Rurais Posseiros de Terra no Alto da Serra da Esperança (APROSERRA), realizou um mutirão na Escola Municipal Sofia Horst, no distrito do Guará, para atualização e registro das famílias, no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico).

“O CadÚnico é o responsável por identificar potenciais beneficiários dos programas sociais do governo, dentre eles, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Por isso, estar inserido neste sistema, com o cadastro atualizado, é condição para quem tem direito a qualquer auxílio de assistência social do governo federal. E hoje, esperamos ajudar mais de 70 famílias com o cadastramento para receber esses benefícios, de uma condição de vida melhor para eles”, explicou a diretora técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, resolver os problemas de necessidades básicas da população e dar segurança e conforto às famílias do município é muito importante para ele e faz parte de sua gestão. “Estamos trabalhando para sanar esse problema em nosso município. Cada morador, cada família, precisa se sentir seguro e confortável no lugar onde vive, e esperamos oferecer as oportunidades para isso. Esta é nossa meta e nosso compromisso”, destaca o prefeito.

A moradora Josefa Nunes Faria, de 62 anos, chegou cedo para fazer a atualização e ressalta como é importante ter o recadastro. “É muito importante este mutirão da prefeitura. Facilita a nossa vida. Para nós da comunidade é exatamente importante estar em dia com todos os documentos, principalmente o cadúnico que nos auxilia com programas do governo”, falou.

De acordo com a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (IDR-Paraná) em Guarapuava,, Rebeca Maria Bartmeyer, estar inserido neste sistema, com o cadastro atualizado, é condição para quem tem direito a qualquer auxílio de assistência social que o programa prevê. “Os dados para o IDR-Paraná que estão no CadÚnico a precisão deles, a qualidade desses dados são muito relevantes, primeiro, para elaborar as políticas públicas do governo do Estado, depois, para se conseguir executá-las nos pontos mais necessários. Elas são políticas públicas de assistência técnica e extensão rural vinculadas a projetos de transferência de renda”, explicou.

 

Quem pode se cadastrar?

– Beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF);

– Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);

– Beneficiários de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);

– Beneficiários do Programa Bolsa Verde;

– Famílias com dados desatualizados no CadÚnico, mesmo que não sejam beneficiárias de programas sociais.

 

Documentos obrigatórios para o cadastramento: 

– RG

– CPF

– Título de Eleitor

– Certidão de Nascimento / Casamento CPF

(Deve ser apresentado todos os documentos de todas as pessoas que moram na casa)

– Fatura da energia elétrica.

 

Para mais Informações: (42) 3623 7995 – [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.