Jovens e supervisores do Programa Municipal de Aprendizagem participam de encontro

A 2º turma do programa de jovens aprendizes se reuniu na tarde da última quarta-feira (27)


Na tarde desta quarta-feira (27), foi realizado no Centro da Juventude de Pinhais (CJ), encontro dos jovens aprendizes integrantes da segunda turma do Programa Municipal de Aprendizagem com os supervisores.

O projeto de Pinhais foi instituído em 2016 pela lei municipal nº1779, de autoria da então vereadora Rosa Maria, hoje, atual prefeita da cidade. A iniciativa é pioneira e tem o objetivo de oportunizar ao jovem uma oportunidade de trabalho, sendo de caráter educativo que respeite a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e promoção qualificada ao mundo do trabalho, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pelo programa, 25 jovens foram contratados para trabalhar nos equipamentos municipais por até dois anos. Além da questão da qualificação profissional, outro ponto diferencial é que o participante recebe uma bolsa de R$ 300 por cada mês que participou do projeto.

No encontro estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, os servidores das secretarias municipais de Administração, Cultura, Esporte e Lazer, Educação e Saúde, que serão os supervisores, e os jovens participantes do projeto.

A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, falou da iniciativa e da experiência da primeira turma, além de anunciar que uma nova será aberta. “Nós já dissemos isso no encontro anterior e reforçamos esta mensagem: agarre essa oportunidade, pois pode fazer a diferença na sua vida e da sua família. Por isso, sejam bem-vindos. Este é um programa que não há em outras prefeituras. Somos referência com esta iniciativa, inclusive nossa lei foi levada para o estado do Paraná. Queremos que todos concluam essa formação e anuncio que lançaremos daqui alguns meses um novo edital, abrindo 40 vagas para jovens aprendizes, porque isso é cuidar da juventude do nosso município”, falou a secretária.

A iniciativa pioneira de Pinhais foi enaltecida pela prefeita Rosa Maria que mencionou o valor desta ação para os jovens que terão sua primeira oportunidade de emprego. “Este é um momento importante porque queremos acompanhá-los. Vocês, jovens, são muito importantes porque há várias pessoas envolvidas neste processo e ações para que possam chegar aos equipamentos públicos e nas secretarias e tenham boas condições de trabalhar. Antes desta etapa, precisam aprender os conceitos e isso é fundamental. Quando se diz que este programa só existe em Pinhais, isso é verdadeiro. Em outros municípios há ações parecidas, porém Pinhais assume primeiramente este protagonismo. Posso afirmar aos participantes, esta é uma oportunidade única que vai levá-los ao mercado de trabalho e dará cidadania de verdade”, disse a prefeita.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.