Campanha do Laço Branco reforça ações de combate à violência contra a mulher

A distribuição do laço faz parte da mobilização dos homens em defesa e proteção dos direitos das mulheres


No último dia 24 de novembro, o Conselho da Mulher de Pinhais fez o lançamento da Campanha do Laço Branco durante o Happy Hour promovido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), na Cervejaria Saint Pauli. Na ocasião as conselheiras explicaram a importância da mobilização dos homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres e também foram distribuidos materiais informativos, bem como o laço branco para quem desejasse aderir à campanha.

O evento contou com a presença do deputado federal, Luizão Goulart; da ex-prefeita de Pinhais e deputada estadual eleita, Marli Paulino; do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins; do presidente da Acipi, Mauro Grovoski; da presidente do Conselho da Mulher, Gisele Luiza Cassano, entre outros participantes.

A campanha do Laço Branco está presente em todos os continentes e é reconhecida pela ONU como uma das maiores iniciativas globais de engajamento masculino no combate à violência contra a mulher. No Brasil foi instituído o dia 6 de dezembro como o Dia do Laço Branco, dentro do calendário dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Em Pinhais, por sugestão do Conselho da Mulher, foi promulgada a Lei Municipal 2555/2022, que institui no calendário oficial de Pinhais o “Dia do Laço Branco” que prevê a realização de atividades educativas, culturais e políticas para a mobilização dos homens em defesa e proteção dos direitos das mulheres. “A violência contra a mulher atinge toda a sociedade, é importante que haja a conscientização e sensibilização dos homens para a construção de uma cultura baseada no respeito e na igualdade, sem agressões de qualquer natureza”, destaca a presidente do Conselho, Gisele Luiza Cassano.

Na última sexta-feira (25), a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participou da ação no Terminal de Pinhais. Também em menção aos 21 dias de ativismo e à Campanha Laço Branco, o Centro de Referência Maria da Penha realizará a distribuição do laço branco em algumas instituições de Pinhais no próximo dia 7.

Neste ano, a Campanha do Conselho da Mulher tem o apoio da Acipi e da Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais. No dia 10 de dezembro, as cervejarias da Rota participarão do encerramento da campanha, com cartazes e distribuição de materiais informativos e laços brancos, encerrando em Pinhais os 21 dias de ativismo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.