Prefeitura de Pinhais entrega novos coletes balísticos e armas de treinamento à Guarda Municipal

Equipamento de proteção à prova de balas tem maior capacidade defensiva; e simuladores de diferentes calibres levam situações de campo ao ambiente de treinamento

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), realizou nesta terça-feira (20) a entrega de novos coletes balísticos e equipamentos para treinamento dos agentes da Guarda Municipal. O ato é mais uma ação prevista no Programa Pinhais Mais Segura, para reforçar as condições de trabalho do efetivo.

Foram adquiridos 70 coletes balísticos nível 3A, substituindo os antigos coletes 2A, com maior capacidade de proteção balística. Esta é a tecnologia mais utilizada para fabricação de coletes balísticos no mundo. Sua composição chega a ser cinco vezes mais resistente que o aço e suporta temperaturas de até 400° C. Além disso, foram adquiridas novas armas BLUEGUNS para treinamentos dos agentes que iniciarão com a próxima turma de formação, e para o efetivo profissional ativo.

O evento de entrega contou com a presença da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, os secretários de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e de Governo, Márcio Mainardes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, e o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário; o delegado e a delegada adjunta da Polícia Civil de Pinhais, Guilherme Rangel e Géssica Andrade, e o superintendente da Polícia Civil, Bastiani.

Todo o equipamento foi apresentado no pátio da GM a agentes da corporação, liderada pelo superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Jr. A prefeita Rosa Maria destacou dois dos servidores dispostos para uma entrega simbólica dos itens de segurança.

O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, destacou a evolução da GM nos últimos anos. “Nosso orçamento saiu de R$ 250 mil para R$ 12 milhões, um alto investimento na segurança. Hoje completamos mais um ciclo, trocando todos os coletes, dando total segurança aos nossos guardas. A gente percebe a preocupação da administração municipal em dar condições de trabalho aos nossos guardas. Seja com equipamentos, a troca de armamentos, os coletes, armas de treinamento, tudo isso faz com que a nossa Guarda continue sendo respeitada e amada pelos nossos munícipes”, avaliou.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, reafirmou a parceria entre os poderes executivo e legislativo. “Em nome da Câmara, quero dizer que é uma satisfação estar aqui na entrega desses equipamentos para a nossa valorosa Guarda. Contem sempre com a câmara para ajudar a nossa população, pois ajudando a Guarda, estamos ajudando a população também”, completou.

A prefeita Rosa Maria enalteceu o trabalho dos agentes e reforçou o compromisso da administração em continuar viabilizando melhores condições de trabalho às equipes. “Segurança é uma das políticas públicas mais desafiadoras de uma gestão, mas aqui em Pinhais, com vontade política, com organização, com parceria, nós temos evoluído muito. Trabalhamos de forma muito articulada e tenho certeza que essa metodologia é a que gera resultados, porque aqui o que nós precisamos é cuidar das pessoas. Muito mais que referência para outras cidades, queremos que a população se sinta segura. Esse pacote grande de investimentos é mais um elemento importante desse processo de dar as melhores condições de trabalho e de segurança para quem faz a segurança de nossa cidade”, declarou.

Dentre os equipamentos entregues, estão:

Cinco simuladores de calibre 12 PRO LASER, que consiste em uma versão totalmente funcional feita em impressão 3D para melhor aprendizado entre teoria e prática;

Cinco pistolas para treinamento SHOCK FINISHED de combate com retenção, que ao acionar o gatilho emitem som e disparam laser para o alvo;

Cinco simuladores de facas SAFE KNIFE que emitem som e podem deixar rastro de tinta no local em que seria realizado o corte;

Cinco simuladores de facas SAFE KNIFE ELETRIC que ao tocarem o alvo liberam uma leve carga elétrica;

Segundo informações da Seset, todos os equipamentos de treinamento foram adquiridos levando as situações encontradas em campo para o ambiente de treinamento, sem causar danos aos armamentos reais.

Já os coletes balísticos 3A, produzidos com material Kevlar, tem nível de proteção que suporta projéteis de calibres .357 (Magnum), 9 mm e .12.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.