Policiais civis de pelo menos 49 delegacias do PR ‘cruzam braços’ em ato contra projeto de lei; veja lista

A população poderá registrar ocorrências apenas de medidas urgentes e flagranciais no período de 48 horas


Banda B

Neste primeiro dia de paralisação dos servidores da Polícia Civil do Paraná (PCPR), policiais civis de pelo menos 49 delegacias do estado amanheceram de “braços cruzados” nesta quarta-feira (28). Com isso, apenas alguns atendimentos à população serão mantidos nestas 48 horas de mobilização previstas pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), que representa os servidores.

A categoria protesta contra o projeto de lei encaminhado pelo governo paranaense à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que tratando da reestruturação de diversas carreiras no âmbito da administração pública. Os servidores, de acordo com a presidente do Sinclapol, Valquiria Gil Tisque, em entrevista na manhã desta quarta, não teriam sido consultados antes da apresentação.

Ao todo, oito projetos de lei que tratam da reposição salarial dos servidores e da reestruturação de carreiras do estado, como magistério, saúde e outras, tramitam na Alep, explica o deputado estadual Hussein Bakri (PSD). Segundo o parlamentar, as proposições devem ser avaliadas na sessão de terça-feira (4). na sequência, ela volta ao plenário para ser discutida.

A expectativa, de acordo com Bakri, é que a partir do dia 10 ou 11 de julho haja um desfecho do processo, com um resultado favorável aos servidores do estado.

“Teremos agora um processo em que vai dar tempo para que deputados possam avaliar, analisar os projetos. […] Temos a informação que quase a totalidade dos projetos vai receber emendas e aí vem o trabalho de discussão, avaliação e a liderança, que vai ter seu próprio papel, porque vamos discutir com a Fazenda e com o governo qual a real possibilidade de atender a algumas emendas”, afirma o deputado.

Bakri lembra de outras emendas já acatadas, que, na visão dele, favorecem para um clima de “tranquilidade” neste processo. “Emendas supressivas, que tiraram aquela escala de 160 horas que os policiais estavam temendo, que ficariam de sobreaviso sem receber, foram suprimidas hoje, tanto da Polícia Cientifica e da Polícia Civil. Foram frutos de uma grande negociação do governo com as categorias. Acho que existe espaço para isso e o tempo proporciona essa condição de discutir”, diz.

Serviços para a população

O Sinclapol garante que o atendimento a medidas urgentes e flagranciais, como casos de homicídios e estupros, estão mantidas nas delegacias do Paraná nestas 48 horas de paralisação. Ocorrências mais simples terão que aguardar o fim da mobilização.

“O registro de boletim de ocorrência de pessoas que chegarem na delegacia por perda de documento, por exemplo, nesse sentido não será feito. O atendimento de pessoas que chegam na delegacia para procedimentos investigatórios, depoimentos, não serão atendidas”, afirma Valquiria.

Confira a lista de delegacias que confirmaram a paralisação:

Delegacias que confirmaram a paralisação:

1º DP
2º DP
3º DP
4º DP
5º DP
6º DP
7º DP
9º DP
10º DP
11º DP
12º DP
13º DP
17º DP
DP Almirante Tamandaré
DP Realeza
13º DRP Guaíra
20º DRP Loanda
DP Barbosa Ferraz
DMA São José dos Pinhais
56ª DRP Reserva
DP Morretes
NUCIBER
10º SSP Londrina
DM Cianorte
14º DRP
DP Alto Maracanã
NOC
18º SDP
DPP
1º SDP Paranaguá
NUCRIA Foz do Iguaçu
Denarc Londrina
DHPP
DEAM
COPE
22º SDP
20º SDP Toledo
12º DRP Medianeira
DA Capital
DP Cambé
12º Subdivisão de Jacazeinho
6º SDP Foz do Iguaçu
48º DRP Assis Chateaubriand
DECCOR Maringá
DFRV Maringá
60ª DRP Dois Vizinhos
Delegacia da Mulher de Araucária
DRP Ubiratã
15ª SDP – CASCAVEL

Governo apresenta tabela salarial

O Governo do Estado já apresentou ao Sindicato dos Investigadores a nova tabela salarial. No topo da carreira o salário saíra de R$ 11 mil para R$ 22 mil em 2026, um aumento de 100%. Do meio da carreira até o final dela os aumentos vão variar entre 32% e 81%. Além desses percentuais, ao longo do processo de reestruturação, que começou em 2022, a categoria já recebeu 9% de aumento, em média.

Além disso, no sistema antigo menos de 5% conseguiam chegar no topo da carreira. Na proposta atual, todos os policiais vão conseguir alcançar as promoções para chegar ao topo da carreira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.