Operação Malta: Polícia Militar e Ministério Público Estadual combatem o tráfico de drogas em Piraquara

A matéria é da Comunicação Social da PMPR

A Operação Malta, desenvolvida na manhã de hoje (18/08), em parceria pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Militar do Estado do Paraná, teve como objetivo principal o combate ao tráfico de drogas no município de Piraquara e regiões adjacentes. Desde outubro de 2022, as autoridades investigaram uma suposta Organização Criminosa envolvida no tráfico de entorpecentes e crimes violentos contra o patrimônio.

Durante as diligências, um local conhecido como “Beco do Buiu”, no centro de Piraquara, foi identificado como ponto central de traficância. A dificuldade de acesso terrestre a essa área tornava o policiamento ostensivo desfavorável, mas graças à ação conjunta entre o Ministério Público, a Polícia Militar, representada pela DINT (Diretoria de Inteligência), 29° BPM, BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), e o DIEP (Departamento de Inteligência do Estado do Paraná), os principais envolvidos no tráfico de drogas foram identificados por meio do uso de técnicas e equipamentos sofisticados.

Como resultado, a justiça determinou uma série de medidas cautelares, incluindo o cumprimento de 51 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de 483 contas bancárias relacionadas aos alvos da operação, as quais foram cumpridas pelas equipes policiais militares ostensivas. Os esforços das autoridades foram recompensados com importantes resultados, tais como o bloqueio das contas, a apreensão de uma arma de fogo, cerca de 160 gramas de maconha, aproximadamente 120 celulares e cerca de R$ 15.000,00 em espécie. Três pessoas foram presas durante a operação.

“A operação teve como objetivo principal a desarticulação de uma quadrilha que obtinha lucro a partir do tráfico de drogas. Através de medidas judiciais foram cumpridos cinquenta e um mandados de busca e apreensão, apreendida certa quantia em dinheiro, além de objetos que possuíam utilidade nas ações de tráfico, celulares, além do bloqueio de mais de quatrocentas contas bancárias voltadas para o tráfico de drogas. Objetivo da operação, que era a desarticulação da estrutura da quadrilha, foi atingido, com a quebra financeira dessas pessoas que realizavam tráfico de drogas na região de Piraquara” afirmou o tenente-coronel Marcelo Krainski de Lima, Diretor de Inteligência da PMPR.

A Operação Malta representa um avanço significativo na luta contra o tráfico de drogas, demonstrando a efetividade da colaboração entre instituições de segurança e o poder judiciário. Essas ações visam promover a segurança e a tranquilidade da população, desarticulando organizações criminosas e combatendo o comércio ilegal de entorpecentes em nosso estado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.