Detento que morreu em cela de presídio de Piraquara é identificado

A matéria é da Banda B


O detento que morreu em uma das celas da Casa de Custódia de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na sexta-feira (15), foi identificado como Luan Correa Silva. Ele tinha 26 anos, era pedreiro e foi encontrado morto na cela durante a manhã.

A morte de Luan levou a unidade prisional a suspender as visitas de familiares a detentos nesta sexta, como mostrou a Banda B. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) informou que o detento foi encontrado morto na cela, mas não informou as circunstâncias do óbito. “A PPPR já instaurou procedimento interno para apurar o caso. Por ocasião do ocorrido, as visitas sociais para hoje (15), estão suspensas”, disse, em nota.

Familiares de detentos ouvidos pela reportagem reclamaram do tratamento recebido por agentes da CPP e destacaram que não haviam obtido informações sobre o ocorrido.

“Fomos barrados na entrada e não deram satisfações. Vieram aqui, disseram que infelizmente havia acontecido um incidente e não ocorreriam mais as visitas. Nós levantamos às 4h da madrugada para preparar lanches e trazer para eles”, protestou uma.

Alguns parentes de detentos chegaram a afirmar que havia ocorrido uma tentativa de fuga no presídio. Questionada pela Banda B, contudo, a Polícia Penal afirmou: “Não temos informações sobre tentativa de fuga”.

Presídios em Curitiba e região metropolitana

Curitiba e região metropolitana possuem pelo menos 11 unidades penais, que se dividem entre casas de custódia, complexo médico penal, penitenciárias e centro de integração social. A regional, que inclui todas essas unidades, possui 10.109 presos atualmente.

Dados do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen) apontam que a capacidade total para essas unidades é de 8.842 vagas, ou seja, há uma superlotação de 1.267 detentos. A maioria dos presos (2.443) está privada de liberdade há mais de 1 mil dias.

Na regional de Curitiba e região metropolitana, a maioria dos presos (2.292) é jovem: com idades entre 25 e 29 anos.

No Paraná, há 35.544 presos, sendo que a capacidade dos presídios do Estado é de 28.374 vagas. Há superlotação de 7.140 detentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.