Artigo de Opinião: As Tempestades Que Nossos Políticos Semeiam, por Rodini Netto

Num mundo globalizado, onde a informação é disseminada em milissegundos, a responsabilidade de comunicar-se tornou-se mais crítica do que nunca, especialmente no cenário político. E quando olhamos para o atual panorama, uma verdade bíblica se destaca como uma lente perspicaz para interpretar os eventos: Oséias (8:7, NVI) nos adverte: “Eles semeiam vento e colhem tempestade”.

Ao longo da história, a política tem sido uma arena de discórdia e jogo de poder. No entanto, em tempos recentes, testemunhamos uma tendência perturbadora de líderes políticos semeando informações não confirmadas ou antecipadas, muitas vezes privilegiadas, no público através de seus apoiadores e correligionários. Eles dispersam estas informações, como sementes ao vento, esperando que germinem em seu favor. Mas, como o profeta Oséias advertiu, essa sementeira muitas vezes traz consequências não desejadas.

Muitos desses mesmos líderes têm “telhados de vidro”. Em sua busca por vantagem, eles, muitas vezes, se esquecem de suas próprias vulnerabilidades e falhas. Mas, na era da transparência digital, tudo é revelado, e a tempestade que esses líderes invocam pode, em última análise, voltar-se contra eles.

Esta manipulação calculada de informações é duplamente perigosa. Primeiro, corroí a confiança do público em suas lideranças e instituições. Segundo, ameaça a própria estrutura da democracia, onde a informação precisa e transparente é fundamental para uma tomada de decisão informada.

Quando Oséias escreveu sobre semear vento e colher tempestade, ele estava se referindo às consequências inevitáveis de nossas ações. No contexto da política moderna, a metáfora ressoa claramente. Se continuarmos a semear desinformação, divisão e discórdia, colheremos tempestades de desconfiança, agitação e, em última análise, uma erosão dos valores democráticos.

Em conclusão, à medida que navegamos por este clima político turbulento, devemos lembrar da responsabilidade de compartilhar e agir com base em informações precisas e autênticas. Pois, como foi sabiamente colocado, aqueles que semeiam vento não devem se surpreender quando as tempestades começam a se formar.


Rodini Netto, 52, é Jornalista, Tecnólogo em Gestão Pública e possui MBA em Gestão de Cidades e Agronegócios.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.