Cerca de 400 brasileiros enfrentam dificuldades em Portugal e aguardam em fila de espera para retornar ao País

Centenas de brasileiros em Portugal enfrentam dificuldades e aguardam para retornar ao Brasil, conforme dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU. Ao todo, 607 brasileiros solicitaram assistência da OIM em 2023 devido a desafios financeiros no país europeu. Destes, 379 têm pedidos ainda em análise.

Esses casos representam 77,13% dos cerca de 787 imigrantes que aguardam na fila da organização em busca de auxílio financeiro para custear passagens aéreas, despesas de viagem e apoio para recomeçar suas vidas profissionais no Brasil.

As razões para esses pedidos incluem o aumento nos preços dos aluguéis em Portugal, desafios na regularização de documentos e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Em algumas situações, a falta de recursos levou os brasileiros a condições precárias, como viver em barracas.

Além disso, relatos recentes apontam para casos de xenofobia registrados pelas autoridades portuguesas. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil estima que aproximadamente 360 mil brasileiros vivem em Portugal, conforme dados de agosto.

Vasco Malta, coordenador do programa de assistência, destaca que até setembro, 228 brasileiros já foram auxiliados a retornar ao Brasil, evidenciando as adversidades enfrentadas pelos imigrantes.

Os motivos para os pedidos de ajuda incluem desemprego, dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, desafios na regularização e situação econômica. Segundo relatos, os pedidos refletem uma preparação migratória insuficiente, incompatível com a realidade econômica e social de Portugal, onde o custo de vida e de habitação aumenta rapidamente, colocando as pessoas em risco de vulnerabilidade.

Com informações da Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.