Sobrecarga de serviços públicos e desafios na saúde e educação refletem na avaliação de Curitiba, diz Pesquisa
Após crises recentes, desorganização na saúde em nível federal e mudanças no Ministério da Educação, a qualidade dos serviços públicos em Curitiba sofre impactos, revela pesquisa realizada em 10 capitais brasileiras.
O cientista político e diretor da ONG Agenda Pública (https://agendapublica.org.br/
A pesquisa, conduzida pela Agenda Pública, revela que os cidadãos informados são mais propensos a serem críticos. A falta de organização na saúde em nível federal durante o último governo e as mudanças no Ministério da Educação contribuíram para a desafio na oferta de serviços pelos municípios.
A pesquisa, que ouviu moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Belo Horizonte, Recife, Goiânia e Curitiba, aconteceu entre 28 de setembro e 1º de outubro, com 3.024 entrevistas.
Principais Resultados da Pesquisa em Curitiba:
- Principais Problemas do Município:
- 27% Violência
- 14% Desemprego
- 10% Saúde
- Percepção Atual sobre Viver na Cidade:
- 45% Nem melhor, nem pior
- 30% Melhor
- 23% Pior
- Avaliação dos Serviços Públicos Municipais:
- 8,4% Ruins
- 11,7% Razoáveis
- 28,6% Bons
- Avaliação da Resolução de Problemas Dependentes da Prefeitura:
- 56% Sim
- 28% Não
- 16% Não sei / Não lembro
- Prioridades para Melhoria dos Serviços Públicos:
- 18% Diminuir filas em hospitais e postos de saúde
- 13% Aumentar número de médicos e profissionais de saúde
- 12% Melhorar qualidade do ensino em escolas públicas
- Avaliação da Saúde Pública:
- Disponibilidade de Medicamentos: 27% Insatisfeitos, 37% Satisfeitos
- Disponibilidade de Médicos(as): 47% Insatisfeitos, 16% Satisfeitos
- Tempo de Espera para Consultas: 57% Insatisfeitos, 17% Satisfeitos
- Avaliação do Transporte Público:
- Qualidade do Asfalto: 32% Insatisfeitos, 37% Satisfeitos
- Tempo de Espera para Transporte: 45% Insatisfeitos, 26% Satisfeitos
- Preço das Passagens: 64% Insatisfeitos, 12% Satisfeitos
- Avaliação da Geração de Empregos:
- Apoio da Prefeitura aos Empreendedores: 33% Insatisfeitos, 24% Satisfeitos
- Impostos Municipais para Empreendedores: 45% Insatisfeitos, 14% Satisfeitos
- Geração de Renda e Empregos: 37% Insatisfeitos, 21% Satisfeitos
- Avaliação da Educação:
- Qualidade da Infraestrutura das Escolas: 39% Insatisfeitos, 24% Satisfeitos
- Qualidade do Ensino na Rede Municipal: 39% Insatisfeitos, 27% Satisfeitos
- Desempenho dos Professores: 31% Insatisfeitos, 38% Satisfeitos
- Sensações ao Requerer Serviços Públicos:
- 36% Frustração
- 27% Ansiedade
- 24% Preocupação
Sergio Andrade destaca que a pesquisa é um indicador importante para avaliar a administração e a eficiência dos serviços públicos, recomendando avaliações mais frequentes conforme a Lei 13.460/2017.
A pesquisa completa pode ser acessada em www.gestaopublica.org.br.
Sobre a Pesquisa: A pesquisa abrangeu 3.024 entrevistas em 10 capitais brasileiras, incluindo Curitiba, entre 28 de setembro e 1º de outubro. O levantamento seguiu o método de cotas variáveis, distribuindo a população conforme dados da PNAD 2023 e Censo 2010 do IBGE.