Pinhais lança programa inédito para superação da situação de rua

Iniciativa busca a autonomia e a reinserção social das pessoas em situação de rua, por meio de oportunidades de recolocação no mercado de trabalho e outras atividades

Nesta semana, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou o Programa Supera Rua. A iniciativa visa oferecer oportunidades de recolocação no mercado de trabalho e acompanhamento diferenciado para pessoas em situação de rua. O programa se baseia nos serviços oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e busca articular-se com a rede intersecretarial para ampliar oportunidades e promover a transferência de renda.

 

Inédito em Pinhais, o Supera Rua está embasado na Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), que visa garantir acesso amplo e seguro aos serviços públicos. O programa foi apresentado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde para autoridades municipais e servidores técnicos da Semas e demais Secretarias envolvidas.

 

Durante a cerimônia de lançamento, Luiz Fernando Vilela, 40 anos, relata estar agradecido pela oportunidade recebida. “Estou ansioso para começar, ou melhor, recomeçar. Fiquei muito tempo em situação de rua, então esta será a chance de mudar de vida, superar todas as dificuldades, trabalhar e viver com condições dignas. Sozinho eu não conseguiria, só tenho a agradecer a Prefeitura de Pinhais”, comenta emocionado.

 

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destaca que Pinhais é uma cidade de todos, portanto sempre serão incentivados programas e ações de caráter inclusivo. “Este será apenas o início da virada de chave na vida de vocês, muitas coisas boas virão. Contem sempre conosco, mas entendam que vamos cobrar o empenho de vocês na realização do trabalho. A sociedade os quer invisíveis, mas nós não. Esperamos que esta oportunidade seja bem aproveitada por vocês. E saibam que, quando fazemos com amor e por amor, tudo acontece”, ressalta a prefeita, ao dirigir a fala aos participantes do programa presentes no lançamento.

 

Justificado pela Resolução Nº 40 do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, o programa surge da necessidade identificada no município de Pinhais e busca estratégias para implementar melhorias na assistência prestada. O público-alvo são pessoas em situação de rua referenciadas na política de assistência social do município.

 

“A população em situação de rua é caracterizada por diversos níveis de exclusão, como pobreza extrema, ruptura de vínculos familiares e uso abusivo de substâncias. A falta de moradia convencional regular e o uso de espaços públicos como moradia são comuns. O programa busca combater essas condições e promover a reinserção social”, explica a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista.

 

Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento, as secretárias municipais de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; o secretário de Governo, Márcio Mainardes, o presidente da Câmara, vereador Marcinho e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Souza, Jane Carteira e Tomé.

 

Funcionamento

 

O acesso ao programa pode ser espontâneo ou por encaminhamento de outros serviços sociais, sujeito a validação técnica.Os objetivos envolvem a promoção de transferência de renda, reinserção familiar/comunitária e encaminhamento para serviços socioassistenciais.

 

A operacionalização inclui a inserção mediante formulário de encaminhamento e documentação necessária, participação pactuada com termo de compromisso, atividades práticas, oficinas dirigidas e cursos profissionalizantes. O acompanhamento contempla aspectos sociais e de saúde mental, enquanto a transferência de renda é proporcional à frequência nas atividades.

 

O programa é monitorado e avaliado continuamente pelos técnicos das Secretarias Municipais de Assistência Social e parceiras. Os recursos humanos compreendem assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, com apoio de representantes das secretarias envolvidas. Os recursos financeiros estimados abrangem vale transporte e transferência de renda.

 

Serviço

 

O acesso ao Programa Supera Rua pode ser espontâneo ou por encaminhamento de outros serviços sociais, sujeito a validação técnica. Consulte o Creas para mais informações. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Endereço: Rua 25 de Dezembro, 363, bairro Estância Pinhais. Telefone/WhatsApp: (41) 99228-2982.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.