Moedas digitais: Investir Ou Não Investir?

Divulgação / A matéria é da Cointelegraph

As visões e opiniões aqui expressas são apenas as de autores/contribuidores e não refletem necessariamente as opiniões da Cointelegraph.com. Todo movimento de investimento e comercialização envolve risco; Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você é um investidor ativo e o atual mercado otimista de ações provou ser uma benção para você, já que seu portfólio cresceu 10% no acumulado do ano. Você superou os ganhos de 9,54 por cento do S&P 500 em 2017. No entanto, e se eu lhe dissesse que seus retornos poderiam ter sido 50% ou 100% melhores?

Estou certo de que você estaria interessado.

No entanto, assim que eu pronunciar a palavra Bitcoin ou Ethereum, a maioria dos proprietários de uma carteira clássica (construída usando ações, títulos, metais preciosos e dinheiro) desligaria. A maioria rejeitaria a idéia como “muito arriscada”. Mas espere.

Neste artigo eu te direi porque você não precisa ter medo das moedas digitais. Não seja o único que não consegue reconhecer uma oportunidade única na vida para maximizar seus retornos.

Eles não são tão arriscados como eles são feitos para ser. Eles evoluíram nos últimos anos e são dignos de um segundo aspecto. Aqui estão alguns pensamentos por que pode ser uma boa idéia incluir moedas digitais em um portfólio clássico.

A decisão final depende de você. Afinal, é o seu dinheiro suado.

Risco

De acordo com a Investopedia, “O risco envolve a chance de um retorno real do investimento diferir do retorno esperado. O risco inclui a possibilidade de perder algum ou todo o investimento original”.

Ao construir um portfólio de ações, as ações blue-chip geralmente são as preferidas, pois são percebidas como comparativamente menos arriscadas.

O que é uma ação blue-chip? É um estoque de uma empresa grande, bem estabelecida e financeiramente sólida que opera por muitos anos. Um estoque de blue-chip normalmente possui uma capitalização de mercado nos bilhões, geralmente é o líder do mercado ou entre as três principais empresas do setor e é mais frequentemente que um nome familiar”.

Agora, vamos ver se o Bitcoin se encaixa na conta de ser equivalente a um blue-chip.

Grande com capitalização de mercado

A atual capitalização de mercado da Bitcoin é de cerca de US$ 68 bilhões, o que é próximo da capitalização de mercado de algumas ações bem conhecidas como CaterpillarFedExBlackRock Inc e muitas outras. Na verdade, apenas uma semana atrás, perto de seus picos, a capitalização de mercado do Bitcoin o classificaria em 72° no ranking de valor de mercado no S&P 500.

Então, em termos de tamanho, ele se adapta à conta de ser um blue-chip.

Longevidade

Faz oito anos que o primeiro Bitcoin foi minerado. Muitos nunca esperavam que ele chegasse aonde está hoje. O seu obituário já foi escrito muitas vezes. No entanto, ele ficou cada ano mais forte.

O famoso blogueiro e consultor financeiro da Ritholtz Wealth Management, Joshua M Brown escreveu em sua postagem de blog: “O Bitcoin, se fosse completo absurdo, provavelmente já teria morrido. Mas sete anos desde que explodiu na consciência pública – com toda a volatilidade e atividade criminosa que você esperaria vir com algo tão novo e não comprovado – e ainda está aqui. Apesar do hackeamento e roubo, mau funcionamento e falhas, ainda é uma coisa. Ele é um p*** galo. Não encontrou uma maneira de me matar ainda …..”

Bem estabelecido

O Bitcoin e as outras moedas não se limitam apenas a nerds tecnológicos; Até mesmo as Nações Unidas usaram o Ethereum Blockchain para enviar ajuda à Síria.

Vários bancos centrais em toda a Europa e Ásia estão pensando em usar criptomoedas.

A IBM juntou-se a Nestlé, Unilever e Walmart na guerra contra a contaminação de alimentos usando a tecnologia Blockchain. Além disso, várias outras empresas estão ponderando o uso da tecnologia Blockchain para vários fins.

O Japão tem estado na vanguarda na adoção de moedas digitais. Em abril deste ano, reconheceu o Bitcoin como método de pagamento legal. Outras nações também são susceptíveis a seguir o exemplo japonês.

Portanto, as criptomoeda estão aqui para ficar e provavelmente encontrarão uma base de usuários maior nos próximos anos.

Volatilidade

Chart

Desvio padrão de retornos diários – (azul) Volatilidade de 30 dias BTC/USD – (cinza) Volatilidade de 60 dias BTC/USD

A volatilidade do Bitcoin tem sido uma preocupação para os investidores tradicionais. No entanto, o gráfico acima mostra claramente que a volatilidade vem caindo à medida que um grande número de investidores convencionais adota a criptomoeda. À medida que mais investidores institucionais intervêm, a volatilidade provavelmente diminuirá nos próximos trimestres.

Da mesma forma, muitos disseram que as criptomoedas são uma bolha. Pode ser o caso com algumas moedas digitais. No entanto, pintar todas com a mesma tinta seria injusto.

Qualquer nova tecnologia ou conceito leva tempo para ser aceito. Gordon Scott, CMT, em um artigo na Investopedia comparou os anos iniciais da Amazon com os de Bitcoin e Ethereum.

Chart 2

Como visto, as novas tecnologias decolam verticalmente quando o público as aceita gradualmente e entendem seu significado. Só porque o preço sobe verticalmente, não é o fim do rali. Claro, haverá correções no meio, mas a maior tendência voltará a se reafirmar, como no caso da Amazon.

Chart 3

Se alguém olha para o gráfico da Amazon hoje, o preço em 1999 parece ser muito barato. Da mesma forma, depois de alguns anos, quando se olha para os preços do Bitcoin de hoje, parecerá baixo.

Algum investidor principal está comprando criptomoeda?

Se o Bitcoin fosse um grande investimento, investidores experientes também a comprariam?

Sim.

Mike Novogratz, ex-gestor de fundos de hedge do Fortress Investment Group e um parceiro da Goldman Sachs que fez a lista de bilionários Forbes em 2008, disse que 10% do seu patrimônio líquido está em criptomoedas. Ele também as chamou de “o melhor investimento de sua vida”.

O lendário investidor Bill Miller investiu em Bitcoin e cresceu em uma das maiores participações em seu fundo de hedge.

Muitos outros investiram em Bitcoin, reconhecendo seu futuro.

O investimento é livre de risco?

Não. Como todos os investimentos, haverá riscos envolvidos. No entanto, semelhante ao gerenciamento de riscos em um portfólio convencional, você terá que gerenciar riscos em criptomoedas.

Não se deixe levar com a atração de ganhar dinheiro fácil. Invista nas criptomoedas populares que são apoiadas por uma tecnologia forte com um futuro.

Pode ser uma boa idéia não investir todo seu dinheiro em criptomoedas. Alocar dinheiro apenas de acordo com seu apetite de risco e seus objetivos. No entanto, incluir algumas criptomoedas no portfólio de forma escalonada e vê-las crescer ao longo dos anos parece ser um movimento popular hoje em dia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.