#Brasil: Preço da carne de boi dispara e consumidor já começa a pensar em alternativa

REDAÇÃO – Quem vai ao açougue já percebeu que o preço da carne bovina subiu. E não foi pouco não!

A culpa é da China… com  problemas em seu rebanho suíno, o país precisou encontrar outra forma de fornecer carne aos chineses, o que levou ao aumento da importação da carne bovina do Brasil.

O problema é que isso leva à falta de carne de boi no mercado interno brasileiro, o que faz com que o preço, aqui, suba.  Só nos últimos 30 dias, segundo a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço da carne bovina subiu 4,2% em São Paulo. O contrafilé subiu 5,86% e a alcatra 3,63%.

Mais aumento por vir

O brasileiro precisa ir preparando o bolso ou pensar em trocar a carne bovina pelo suína ou aves, já que se avizinha um aumento maior do preço das carnes bovinas.

Apesar, segundo os institutos de pesquisa, de estar subindo abaixo da inflação, a correção do preço na carne de boi vai atingindo em cheio o bolso da população que, em conversas informais nos supermercados, ao ver os novos preços da carne bovina todos os dias, acabam por levar outro tipo de carne e já se nota um aumento no consumo de ovos.

O preço da arroba do boi disparou nesta terça (19), chegando a ser cotado em R$ 204.05, segundo a Esalq/B3, o que significa uma alta de 40% em um ano.

Os supermercados, que vem repassando semana a semana o aumento do preço da carne bovina, também devem repassar os aumentos ao consumidor final nos próximos dias.

O fim de ano vai ser mais salgado para as famílias brasileiras.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.