Boa notícia: Piraquara recebe programa de castração gratuita de cães e gatos

A equipe do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos estará em Piraquara, entre os dias 23 e 27 de março, para castrar 276 animais domésticos no município esta é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com prefeituras e deputados estaduais.

As castrações que serão realizadas no município, irão atender a demanda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que possui o Programa Municipal de Castrações, e reduzir a fila de espera.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristina Maria Rizzi Galerani destaca a importância desta parceria. “A Prefeitura tem recebido uma demanda muito grande de animais abandonados, devido à crise causada pela pandemia. Atualmente o Canil Municipal está com cerca de 80 animais. Além disso, todos os dias são realizados aproximadamente 50 atendimentos para animais atropelados, com ferimentos, entre outros. Deste modo fica inviável realizar as castrações”.

Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos

Em menos de dois anos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), esteve presente em mais de 40 cidades.

A iniciativa é inédita no País e foi investido, até agora, R$ 2,4 milhões oriundos de verbas parlamentares e da própria Sedest nos municípios onde não houve destinação de emendas dos deputados. A ação começou em 2019 e, somente no ano de 2020, foram castrados mais de 12 mil pets no interior do Estado. O primeiro ciclo encerra no mês que vem (abril), com o total de 45 municípios beneficiados.

A próxima etapa já está em andamento e prevê a castração de cães e gatos em 69 novas localidades. O recurso será disponibilizado integralmente pela Secretaria Estadual, com verba do Fundo Estadual do Meio Ambiente. O programa é permanente. Foi um dos compromissos firmados pelo Governador, Carlos Massa Ratinho Junior, e implementado pelo secretário estadual Márcio Nunes ao assumir a Pasta em 2019.

O objetivo é auxiliar prefeitos na contenção do aumento populacional de animais domésticos abandonados e oferecer oportunidade para que famílias de baixa renda esterilize seus animais de estimação, gratuitamente. A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e a proliferação de zoonoses.

Com o Programa, Márcio Nunes efetivou a promoção das diretrizes do Sistema de Saúde Única que busca o equilíbrio entre a saúde humana, animal e o meio ambiente. “É uma política pública com um leque diversificado de benefícios”, enfatiza o secretário. “Estamos cuidando da saúde dos animais e, consequentemente, do cidadão paranaense, equilibrando o meio ambiente. Ao diminuir o número dessa população nas ruas – impedindo novas ninhadas – também reduzimos os problemas causados nos centros urbanos”.

PIRAQUARA – Em Piraquara, os custos operacionais foram subsidiados por emenda parlamentar. Durante quatro dias, a Unidade Móvel de Castração estará no Centro da Juventude – Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1951 – Recanto das Águas – das 8h às 17h.

Além da equipe de veterinários da empresa contratada por meio de pregão eletrônico em 2019, servidores do IAT permanecem no local em tempo integral. Acompanham os procedimentos, auxiliando e orientando os presentes, além de dar esclarecimentos sobre vacinação e cuidados para que se tenha um animal saudável no convívio familiar.

Os tutores já cadastrados estão recebendo informações sobre condutas pré-operatórias e a importância do jejum. No local da castração, os bichinhos passam por uma avaliação clínica prévia. É fundamental que os inscritos não omitam informações. Se não estiverem bem de saúde e em jejum, não poderão ser castrados. Presença de diarreia ou qualquer outra manifestação patológica deve ser informada durante o exame.

Cães adultos deverão estar em jejum de 8 horas – de água e comida – e os filhotes de 4 horas. Para os gatos o jejum é de 6 horas, apenas para alimentos. Neste caso (para os gatinhos), é permitido dar água. Os animais deverão estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados. Além da cirurgia, é ofertada, também sem custo nenhum, a medicação para garantir a boa recuperação dos animais.

 

Problemas causados por abandono são recorrentes nas cidades

A pandemia aumentou o número de animais abandonados nos centro urbanos. Os problemas que já eram recorrentes se tornaram o grande desafio de prefeitos que não dispõem de equipamentos próprios para abrigar os animais e orçamento para castração, principal medida na contenção do aumento populacional.

Sem esterilização, estima-se que um casal de animais pode gerar sucessivas ninhadas num período de dez anos. Com duas crias por ano – dois a oito filhotes cada – em cinco anos nascerão 12.680 animais. Em uma década, esse casal terá colocado cerca de 80 mil animais no ambiente.

Organizações da Sociedade Civil e protetores independentes não vencem a demanda. Esbarram no mesmo problema: falta de recurso. No dia a dia precisam buscar dinheiro para ração, medicamentos e atendimento veterinários, além de expansão dos espaços disponíveis. As doações da população são cada vez mais escassas devido à crise provocada pelo advento do coronavírus.  A iniciativa do secretário Márcio Nunes tem sido, reconhecidamente, um alívio para os envolvidos na causa animal.

Animais soltos nas ruas rompem sacos de lixo em busca de comida, ficam expostos a atropelamentos e transmitem zoonoses. Para o tutor, a castração evita as crias não desejadas, mordidas, brigas, fugas, uivos noturnos, cheiro forte de urina e problemas com vizinhos. Todos ganham com isso. Os animais ficam mais saudáveis, com maior expectativa de vida, além de serem mais vigilantes e companheiros.

A cirurgia ainda traz mais benefícios. Entre os machos, evita o câncer de testículo, próstata e doenças venéreas. Nas fêmeas, elimina os cios a cada seis meses; previne câncer de mama e de ovário; infecções uterinas; gestação psicológicas, morte no parto e pós-parto e enfraquecimento dos ossos. Além disso, o animal castrado tem melhor qualidade de vida.

Foto: Sedest

SERVIÇO

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

(41) 3590-3505

 


As informações são da Prefeitura de Piraquara

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.