Prefeitura de cidade na RMC procura por antigo aparelho de raio-X usado em UPA: “Ele sumiu”

A matéria é da Banda B

A Prefeitura de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está à procura de um aparelho de raio-X que teria sumido da UPA Moyses Lupion, no Centro da cidade. O equipamento foi trocado por um novo, mas ninguém sabe dizer onde o antigo foi parar.

Segundo a atual secretária de Saúde do município, Irani Aparecida Santos, o equipamento foi retirado da unidade de saúde pela gestão anterior. “Eu estou como secretária há 90 dias. Havia um raio-X antigo no ano passado lá e ele foi retirado na gestão passada para a instalação de um novo, mais moderno, todo digital. Eu cheguei e fiz a instalação desse novo aparelho”, contou Santos à Banda B.

A falta do antigo aparelho, que ainda estaria registrado como parte do patrimônio da Prefeitura, só foi notada no momento da instalação de um Raio-X Odontológico.

“Essa semana nós precisamos instalar um Raio-X Odontológico, dentro da sala do dentista. Eu precisei do tripé e aí me falaram pra pegar o tripé do antigo raio-X. Foi aí que não conseguimos encontrar essa máquina, ela sumiu, não sei o que fizeram”, afirmou a atual secretária.

O atual prefeito de Agudos do Sul, Jessé Zoellner, também conversou com a Banda B sobre o sumiço do raio-X. Segundo ele, uma denúncia sobre a situação foi feita pelos vereadores da cidade e algumas pessoas ligadas à antiga gestão informaram que o equipamento teria sido devolvido ao Estado.

“Nós recebemos essa denúncia por parte da Câmara Municipal, pois assumimos a gestão interinamente há alguns meses e não estamos encontrado esse equipamento que estava sendo usado até ano passado. A princípio, algumas pessoas ligadas à antiga gestão alegaram que ele foi encaminhado ao Estado. Agora, abrimos uma demanda solicitando para o Estado se esse raio-X realmente foi devolvido”, revelou Zoellner.

Se o sumiço do aparelho for confirmado, a Prefeitura pretende abrir um boletim de ocorrência contra a gestão anterior.

Gestão anterior

A reportagem da Banda B entrou em contato com a antiga secretária de Saúde do município, Katya Carvalho, que afirmou que o equipamento está em posse de uma empresa terceirizada responsável pela manutenção do aparelho.

“Eu comprei o novo raio-X novo para colocar no lugar desse antigo. Só que isso foi no final da gestão. E essa empresa terceirizada levou o equipamento para a manutenção e para na sequência ser feito o pedido de devolução para o Estado. Eu passei isso para a nova secretária na época, mas acho que ela acabou não pedindo”, explicou.

Ainda de acordo com Carvalho, o aparelho ainda estaria com a terceirizada e deve ser devolvido para a Prefeitura até a próxima segunda-feira (21).

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.