Governador enfatiza importância de gestão eficiente em reunião com secretários
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, se reuniu nesta segunda-feira (27) com sua equipe de secretários para definir as metas do novo mandato. O objetivo principal é reduzir os gastos para aumentar a eficiência da máquina pública em todos os programas.
De acordo com Ratinho Junior, “a redução dos custos da máquina é uma tecla que vamos bater muito. Os gastos têm que ser reduzidos e revisados diariamente em todas as áreas para potencializar os investimentos, aquilo que fica de caráter permanente para toda a sociedade”.
Outra orientação é diminuir a burocracia nas secretarias e órgãos estaduais, o que exigirá um trabalho em sinergia. Ratinho Junior destacou a importância de cada pasta fazer a sua parte para deixar a máquina mais ágil e rápida.
Além disso, o governador pretende reduzir gastos com frota, ampliando a participação do TáxiGov no deslocamento dos servidores e realizando certames para a locação de veículos com custos menores de manutenção.
O Estado está firmando um convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná para que imóveis ociosos possam ser utilizados pelos núcleos regionais das secretarias, evitando gastos com aluguéis.
Com uma avaliação frequente das metas do governo e destinação eficiente dos recursos públicos, uma das prioridades do mandato será atuar nas regiões paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com um trabalho integrado para melhorar a qualidade de vida da população desses locais.
Ratinho Junior salientou que “o nosso foco é criar políticas públicas para melhorar o IDH de regiões mais pobres, para que todo o Paraná vá bem, para que a nossa economia cresça de maneira organizada. Nós podemos ser exemplo para o Brasil e temos que nos guiar para melhorar a vida das pessoas”.
O governo do Paraná está implementando medidas para reduzir gastos e aumentar a eficiência da máquina pública. Isso inclui a redução de custos em todas as áreas, a diminuição da burocracia das secretarias e órgãos estaduais e a redução dos gastos com frota. O governo também está firmando convênios para utilizar imóveis não utilizados pelo Judiciário, além de avaliar todos os programas e políticas públicas em execução para aplicar os recursos públicos com mais eficiência. A Secretaria do Estado do Planejamento terá um papel fundamental na coordenação dessas ações, acompanhando o orçamento para que todas as pastas cumpram as metas e utilizem os recursos previstos e aprovados pela Assembleia Legislativa. O novo Plano Plurianual (PPA) será apresentado em setembro e terá vigência de 2024 a 2027, com uma leitura mais ampla das entregas que as secretarias fazem para a sociedade. A orientação do governo é olhar o orçamento com profundidade para atender a população de forma mais efetiva e otimizar os recursos públicos.
De acordo com as informações veiculadas pela AEN|PR, o governo estadual está implementando ações para uma revisão das políticas e programas públicos, com o objetivo de aplicar os recursos de forma mais eficiente. O processo de avaliação irá considerar a qualidade do gasto, bem como o impacto na sociedade e na economia do estado. A queda na arrecadação, especialmente após a redução das alíquotas dos impostos sobre combustíveis e energia elétrica, está pressionando o governo a fazer ajustes na qualidade do gasto e revisar programas. No entanto, o estado possui um superávit expressivo e recursos em caixa para manter os gastos e investimentos. Outro destaque da reunião foi a integração dos programas voltados para as mulheres, que estão sendo desenvolvidos por diferentes secretarias do governo. A Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial está consolidando uma política de estado para esses públicos.

