Em Pinhais, escolas e cmeis podem acionar a Guarda Municipal por aplicativo

Em casos de roubos, furtos ou algum problema de segurança, a unidade escolar utiliza o App 153 Cidadão ativando o “Botão do Pânico”

Desde o ano passado, as unidades da rede municipal de educação de Pinhais, em caso de alguma ocorrência ou problema de segurança, podem acionar a Guarda Municipal por meio de aplicativo.

A função “Botão do Pânico” está disponibilizada no aplicativo 153 Cidadão. A ferramenta pode ser usada pelas escolas municipais e cmeis de Pinhais e funciona com o mesmo sistema do Botão Maria da Penha, também disponível no aplicativo. Para ter o recurso, o diretor baixa o aplicativo no seu celular, informa seus dados pessoais, número de contato e endereço da unidade de ensino.  Além de fazer o cadastro, o diretor deve comunicar a Secretaria de Educação que solicitará à Guarda Municipal a ativação da função ao usuário.

Com a opção habilitada, em caso de alguma emergência, o diretor apenas abre o App e desliza a opção para acioná-la, sendo que em cinco segundos o registro da ocorrência chega à Central da GM, que recebe pelo sistema o nome do solicitante, o nome da escola e o endereço, além de verificar a localização exata do aparelho e encaminha a equipe dos guarda ao local.

Para a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, responsável pela Guarda Municipal,  esta é mais uma opção que vem para contribuir com a segurança das unidades escolares e que gera maior facilidade e agilidade, pois não há necessidade do usuário fazer uma ligação em uma situação de emergência.

Aplicativo 153 Cidadão

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no aparelho de celular pelo Google Play Store e na App Store. Para usá-lo, o munícipe deve baixar o programa no celular e fazer o cadastramento do usuário. Serão solicitados os dados pessoais, as informações de contatos (telefone e e-mail), além do endereço completo.

O 153 Cidadão permite que o usuário se conecte diretamente com a Central da Guarda Municipal, reconhecendo automaticamente a identidade e a localização. O atendimento via chat com o usuário passa então para a equipe da viatura, que dará prosseguimento ao atendimento. O usuário poderá, por exemplo, solicitar viaturas, fazer denúncias. O mecanismo disponibiliza ainda o Botão “Maria da Penha”, exclusivo para mulheres com medida protetiva. O app também tem as opções de telefones úteis do município, fale conosco, entre outras.

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