Editorial: Somos responsáveis pelo bem que queremos na sociedade

Porque é que as pessoas esperam, quase sempre, que as coisas se resolvam por meio da política e dos políticos?

Na verdade, deveríamos ser nós os agentes de mudança em todas as situações. Somos os responsáveis pelo bem que queremos na sociedade, e tentar transferir essa responsabilidade para aqueles agentes a quem elegemos, é cometer omissão. E fica fácil, né?! Afinal, se eles não fazem as coisas como esperávamos, basta criticar, criticar e criticar…

Esperamos, sim, que os políticos que elegemos sejam responsáveis por mudanças benéficas à sociedade, que eles sejam retos, honestos, éticos, críveis, verdadeiros agentes de transformação. Mas a verdade tem sido outra e nós, por conta de tantas decepções, acabamos nos enojando da política e de políticos, como se não houvesse qualquer esperança, quando na verdade há.

Nas quando somos nós os responsáveis por ser retos, honestos, éticos, críveis, nós o somos? Se não o somos, não adiante responsabilizar a outros por aquilo que nem nós fazemos.

A mudança da sociedade é algo que começa em nós, na maneira como nós agimos e nos preparamos para realizar as coisas. Começa em nós quando, na primeira oportunidade, fazemos a diferença. Quando alguém oferece uma propina e nós não aceitamos, quando cometemos uma infração de trânsito e não tentamos subornar o agente de segurança, quando não furamos uma fila.

Se fazemos o que os outros fazem de errado, somos apenas hipócritas. Se fazemos como os outros que aceitam a propina e nos corrompemos à primeira oportunidade, como podemos ser a diferença? Como podemos olhar para os olhos das pessoas querendo exalar honestidade?

Aquele que pega um clips de papel sem pedir permissão, tem a mesma índole daquele que roupa milhões através da corrupção.

Sei que a frase a seguir é clichê, mas precisamos mudar e ser a mudança que queremos ver nos outros.

Entenda, nós somos responsáveis pelo bem que queremos na sociedade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.