Janeiro Roxo, mês de combate à Hanseníase

A Prefeitura de Piraquara em parceria com o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – São Roque realiza no mês de janeiro ações de conscientização à hanseníase.

Por meio da Secretaria de Saúde, o município realizará ações, tais como: Avaliação Dermatoneurológica, Solicitação de Baciloscopia, Aplicação da vacina BCG e encaminhamentos para o Hospital São Roque. Os diagnósticos serão realizados em pessoas com sintomas ou em pacientes que já estão em tratamento.

Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país. As ações são importantes para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que haja intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma. Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil.

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Os principais sintomas são manchas, que podem ser esbranquiçadas, avermelhadas ou marrons, com alteração de sensibilidade, além de dores e formigamento, principalmente em braços e pernas, amortecimento e diminuição da força das mãos e dos pés, caroços doloridos pelo corpo, entre outros.

A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Se você identificou os sintomas mencionados, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicite a avaliação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.