Cenários para eleições de 2024 já estão sendo preparados

Rodini Netto, Jornalista.

Por Rodini Netto (*)


Já estamos vendo movimentações políticas concretas com relação às eleições municipais de 2024. Apesar de cedo, a verdade é que alguns nomes vão pavimentando seu caminho para, pelo menos, serem candidatos a vice-prefeito na disputa que se avizinha.

Na Câmara Municipal
Se por um lado temos o presidente da Câmara Municipal, o vereador Valmir Nanico (PSD), preparando terreno, por outro, vemos o vereador Vandinho (Rep) também se articulando no meio político para tentar ser candidato a prefeito.

Outro que ainda pode tentar disputar a prefeitura é o vereador Professor Gilmar (SDD).

Na Prefeitura

A bem da verdade, pelos lados da Prefeitura de Piraquara, o atual prefeito Josimar Froes (PSD) deve tentar a reeleição. Nada o impede. Nem mesmo o futuro político do ex-prefeito e suplente de deputado estadual Professor Marquinhos (PSD). Isso porque o ex-prefeito pode vir assumir uma vaga no 1º escalão do governo Ratinho Júnior ou, mesmo, uma vaga na Assembleia Legislativa. Tudo depende da forma como o governador vai alinhar sua gestão a partir de agora. E Ratinho tem demonstrado interesse de colocar alguns deputados do partido de Marquinhos em seu secretariado, o que pode fazer com que o ex-prefeito assuma uma vaga na Assembleia Legislativa.

Da Assembleia para a prefeitura

Falando em Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gilberto Ribeiro (PL) já está se articulando para a disputa. Em outros tempos Gilberto também colocou seu nome como pré-candidato, mas acabou não vindo para as eleições. Não se sabe, ainda, se as últimas tacadas do deputado são com o objetivo real de disputar, mesmo, as eleições, ou para recompor seu grupo político. Mas se vier mesmo candidato, é um nome muito forte na disputa.

Ex-prefeitos

Não podemos deixar de lado o ex-prefeito Gabão (MDB) e, nem mesmo, o ex-prefeito João Guilherme (REDE), que podem vir a disputar as eleições de 2024.

Outros nomes

Além dos nomes já citados, temos ainda a possibilidade de o PT lançar algum nome para a prefeitura, como do ex-vice prefeito Luciano Antunes ou do ex-vereador Edson Ribeiro, por exemplo.

Tem também o Tielo (PP), que pode vir a ser candidato novamente.

Há ainda a possibilidade de um certo jornalista (que não tem nada a perder) colocar o seu nome para a apreciação dos eleitores piraquarenses.

Ainda é cedo… mas tudo pode acontecer.

Atualização – 19:43: Sobre o deputado Gilberto Ribeiro, me garantiram que ele vai ser candidato e está determinado a disputar as eleições para prefeito em 2024.


(*) A. L. Rodini Netto, 51. Jornalista (DRT-Pr 7.294). Tecnólogo em Gestão Pública pela FAEL. MBA em Gestão de Cidades e Agronegócios pela FSG. Cursos de extensão universitária em Docência em Educação à Distância (ESAB), Gestão Pública com Ênfase em Cidades Inteligentes – Gestão da Mobilidade e acessibilidade urbana (UNOPAR), Gestão Pública com Ênfase  em Cidades Inteligentes – Construções Inteligentes Sustentáveis.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.