Ações da Semana da Consciência Negra reúne público em dois dias de atividades culturais

Na última semana, a Prefeitura de Piraquara promoveu dois dias de ações em alusão ao dia da Consciência Negra. A data, que oficialmente é comemorada no dia 20 de novembro, foi lembrada por meio de oficinas, apresentações culturais e homenagens, dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Guarituba.

 

No primeiro dia da ação, foram realizadas a Oficina de Turbantes, com Regina Almeida, a batalha de rima, com Maike e João do movimento “E se Piraquara fosse nossa” e Samba de Roda, com Patricia Rocha. Já no segundo dia, o público participou da Celebração do Dia da Consciência Negra, com homenagens a personalidades negras que desenvolvem trabalhos de grande importância em Piraquara. Entre os homenageados estavam Regina Aparecida de Almeida, Cíntia Aparecida Batista, Sara Viana Bento e o vereador José Cícero Fidelis, o Maguila.

 

Ao todo, mais de 150 pessoas puderam prestigiar o evento. Entre as comemorações também foram realizadas apresentações culturais de Capoeira, com a Escola Abadá-Capoeira e de percussão com o grupo Batuquara. Também estiveram presentes na ação, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli, o ex-prefeito de Piraquara Marcus Tesserolli e a Musa da Beleza Negra e Miss Brasil Back Woman, Karoline de Lima.

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é um dia de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil, desde a colonização. Comemorado em 20 de novembro, a data recorda o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, no ano de 1695. Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares, um refúgio dos escravizados, e durante sua vida lutou contra a escravidão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.