Estímulo à Autonomia na Educação Infantil de Pinhais Através de Brinquedos Inovadores

A Educação Infantil em Pinhais incorpora brinquedos inovadores que fomentam a independência das crianças. Os móveis montessorianos oferecem experiências motoras significativas, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento integral dos alunos. Com o objetivo de enriquecer o crescimento completo das crianças na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Pinhais, através da Secretaria Municipal de Educação, investe em móveis e brinquedos inspirados no método montessoriano. Utilizados na etapa da educação infantil, esses móveis proporcionam experiências motoras enriquecedoras, visando aumentar a autonomia das crianças em relação às suas iniciativas e escolhas.

De acordo com a Secretária de Educação, Andrea Franceschini, o município de Pinhais tem como valor fundamental o cuidado e respeito pelas crianças e suas infâncias. “Nos comprometemos a garantir o direito de brincar e se divertir, sempre mantendo uma perspectiva atenciosa e respeitosa em relação às crianças. Por isso, reconhecemos a importância de disponibilizar materiais, móveis e brinquedos que promovam experiências motoras e de brincadeira significativas, garantindo também os direitos de aprendizado e desenvolvimento”, explica.

“Fundamentados em uma abordagem progressista, acreditamos em uma educação emancipatória, onde a criança assume o papel principal em sua jornada de aprendizado. As crianças moldam e remodelam os ambientes, aprendem e crescem de maneira lúdica e criativa. É através da brincadeira que elas exploram o mundo ao seu redor e, assim, alcançam um desenvolvimento holístico. Portanto, compreendemos que a disposição dos espaços nas unidades e a qualidade dos materiais e brinquedos oferecidos desempenham um papel fundamental nesse processo”, acrescenta.

Segundo Andrea, é crucial refletir sobre as oportunidades de aprendizado que os ambientes podem proporcionar, levando em consideração fatores como cores, organização, sons, faixa etária e dinâmica dos grupos. “O espaço deve ser planejado e projetado para as crianças e junto com as crianças, levando em consideração o protagonismo infantil ao decidir como querem arrumar os móveis, que acessórios consideram essenciais para a brincadeira, quais necessidades surgirão ao inventar novas formas de brincar, entre outros aspectos”, conclui.

Dentre os itens adquiridos, destacam-se: Circuito Labirinto, Rampa Rock com 8 Obstáculos, Triângulo Flexível de Escalada, Arco de Escalada, Cubo Explorador, Plataforma de Rampas Baixas, Gangorra de Balanço, Mesa Cubo Montessori, Cadeira Cubo, Cozinha Infantil, Cabana Infantil, Lambreta Infantil, Triângulo Espelha Caleidoscópio, Carrinho Organizador de Brinquedos e Caixa de Luz LED Branco. Esses móveis foram inspirados em teóricos renomados como Maria Montessori (Itália) e Emmi Pikler (Budapeste), bem como nas pesquisas realizadas pelo italiano Loris Malaguzzi sobre a organização dos espaços.

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