Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down é promovida em Pinhais

Na oportunidade, foram realizadas atividades como palestras, teatro, atividade física direcionada e campanhas que envolveram a comunidade escolar

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), promoveu ações em menção à Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Na oportunidade, foram realizadas atividades como palestras, teatro, atividade física direcionada e campanhas que envolveram a comunidade escolar.

Em Pinhais, as ações estão previstas na Lei nº 1.820, de 4 de maio de 2017. “Promovemos ações alusivas convidando diferentes públicos para participar, informar-se e ajudar a conscientizar a população acerca dessa condição”, explica a gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional, Louize Mari da Rocha.

Durante a semana houve uma live, veiculada pelo canal do YouTube da Semed, com a Psicóloga Lídia Lopes, especialista em Síndrome de Down e doutoranda pela Universidade Federal de São João del-Rei (MG). A equipe da Apae Pinhais, em parceria com o CMDPcD, recebeu pessoas interessadas para um evento duplo – uma palestra com a psicóloga Ana Paula Marche e, logo após, uma oficina com a professora e contadora de histórias Elaine Klein, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). O tema foi “Síndrome de Down:  inclusão, desenvolvimento e desafios”.

Por meio do CMDPcD também foi promovida uma palestra ao público em geral sobre a Síndrome de Down, contando com a presença de Simone Gabardo, que é empreendedora e mãe do Heitor, uma criança com a síndrome. A palestra foi realizada no Auditório da Semed. Além disso, educandos e educandas da Escola Municipal Elis de Fátima Zem, modalidade de educação especial, apresentaram a peça de teatro Branca de Neve e os Sete Anões para servidores da Secretaria Municipal de Educação. Destaca-se que os protagonistas foram pessoas com Síndrome de Down.

“A equipe pedagógica e a professora Edineia Siqueira, que é mãe de uma criança com Síndrome de Down, estiveram a postos para receber as pessoas interessadas para uma atividade física direcionada pelo professor e educador físico João Vitor Mancini, que também é uma pessoa com Síndrome de Down. Foi a primeira edição do “Movimenta Down”, que ocorreu na Escola Municipal Marins de Souza Santos, localizada no bairro Jardim Cláudia”, acrescenta Louize.

Campanha Meias Coloridas

Como parte da programação, a Semed e o CMDPcD também desenvolveram a Campanha Meias Coloridas. “Foi proposto que as pessoas usassem meias com pares trocados indicando o respeito à diferença, a fim de conscientizar e destacar que as pessoas com Síndrome de Down também podem dar contribuições valiosas ao mundo. Foi uma ideia simples, divertida e dinâmica”, constata Louize.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.