Evento marcou a abertura da Semana de Orientação sobre a Síndrome de Down em Piraquara

Na sexta-feira, dia 18 de março, ocorreu em Piraquara a abertura da Semana de Orientação sobre a Síndrome de Down. A mobilização, realizada pela Prefeitura de Piraquara em parceria com o Instituto “Eu tenho nome”, é alusiva ao Dia Municipal de Orientação sobre a Síndrome de Down, instituído pela Lei 1847/2018, e ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

A abertura, no Complexo Administrativo Vila da Cidadania, foi abrilhantada com a apresentação da Laura Giovanna Munhoz Sanjinés, de nacionalidade boliviana, atleta de Ginástica Rítmica. A programação ainda teve um momento de homenagem. Chamado de “Noite das Estrelas”, o ato homenageou pessoas com Síndrome de Down pelo protagonismo exercido na sociedade. Ainda ocorreram falas de autoridades e palestras com os especialistas da área.

Participaram do evento autoridades, especialistas em saúde, educação e assistência social, além de representantes da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down-FEPASD, Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado da Justiça, Família, Poder Judiciário, entre outras instituições.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, destacou a iniciativa e a grande mobilização em torno no tema. ”Ficamos felizes em ver tanta gente importante reunida numa noite de sexta-feira para tratar sobre inclusão, orientação e conscientização da Síndrome de Down. Um evento que teve que ser adiado em anos anteriores em razão da pandemia, mas que agora é retomado dessa brilhante forma”, destacou.

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Educação realizará palestras nas Escolas Municipais e CMEIs, nas turmas onde temos estudantes com Síndrome de Down, alusivo a Semana de Orientação sobre a Síndrome de Down.

PARTICIPAÇÕES

Também participaram do evento a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, a Secretária Municipal de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cintia Aparecida Batista, ex-prefeito e atual Diretor da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, o Presidente da Câmara Municipal, Valmir Nanico, o Vereador, Amilton Lima, o Diretor  do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e Presidente do COEDE, Felipe Braga Côrtes, a Promotora de Justiça da Infância em Curitiba, Danielle Cavalli Tuoto, a Conselheira Estadual de Saúde, Maria Lúcia  Gomes, a Fundadora do Instituto “Eu tenho nome”, a jornalista Maria Fernanda Bruni, a Presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down-FEPASD, Noêmia da Silva Cavalheiro, a Professora e autodefensora pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Laura Deorsola Xavier Negri, a médica pediatra do ambulatório de Síndrome de Dow do Hospital de Clínicas e professora do Departamento de Medicina Integrada da UFPR, Dra. Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Bermudez, e a psicóloga, doutora em psicologia, mestre em educação e especialista em Educação Especial e professora da UFPR, Dra. Maria de Fátima Minetto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.