Moraes, Dino e Zanin vão participar de julgamento de Bolsonaro

Redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (20) que os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin participarão do julgamento da denúncia sobre a suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após a análise de recursos apresentados por Bolsonaro e pelos generais Braga Netto e Mário Fernandes, que buscavam o afastamento desses ministros do caso.

No julgamento virtual, o pedido de impedimento de Moraes e Dino foi rejeitado por 9 votos a 1, enquanto o afastamento de Zanin foi recusado por unanimidade (10 a 0). O ministro André Mendonça foi o único a votar a favor do impedimento de Moraes e Dino, argumentando que Moraes seria vítima potencial na suposta trama e que Dino havia processado Bolsonaro antes de assumir o cargo no STF.

A denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e outros seis acusados será julgada na próxima terça-feira (25) pela Primeira Turma do STF. Caso a denúncia seja aceita, os acusados se tornarão réus e responderão a uma ação penal na Corte. A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já havia negado anteriormente os pedidos de impedimento dos ministros Zanin e Dino, apresentados pela defesa de Bolsonaro. Os advogados do ex-presidente argumentaram que Dino, enquanto ministro da Justiça, entrou com uma queixa-crime contra Bolsonaro, e que Zanin atuou como advogado da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Com a decisão do STF, o julgamento prosseguirá com a participação dos ministros questionados, conforme previsto.


Com informações e foto da Agência Brasil (

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.